Mandetta estima que casos de coronavírus vão subir até junho

Categoria Brasil Publicado em
- Updated

Subiu para 290 o número de infectados pelo coronavírus (Covid-19) no Brasil, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na tarde desta terça-feira, 17. Na segunda-feira 16 eram 234 casos confirmados.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, estima que os números vão aumentar exponencialmente até o fim de junho. “Estamos imaginando que vamos trabalhar com espirais ascendentes entre abril, maio e junho. Passaremos de 60 a 90 dias de muito estresse e teremos sobrecarga”, diz Mandetta.

Segundo as estimativas, em julho os casos deverão entrar em recessão e em agosto e setembro o cenário deverá estar voltando a patamares menores. “Desde que a gente construa a chamada imunidade em mais de 50% das pessoas”, disse.

Mandetta ainda alertou para que as famílias cuidem principalmente dos idosos. “Quanto menos idosos tivermos com o coronavírus, menos pressão colocaremos nos leitos de CTI (Centro de Terapia Intensiva)”, afirmou.

O que chama a atenção nessa divulgação é que o número de suspeitos quadruplicou em um dia: foi de 2.000 para 8.819. Segundo a pasta, o aumento repentino foi causado por uma atualização de sistema. Anteriormente, os estados estavam com dificuldade de informar ao órgão federal os pacientes investigados.

A apresentação de hoje ainda não traz a primeira morte causada pela doença, que foi registrada no estado de São Paulo e confirmada pela Secretaria de Saúde. Existem outros quatro óbitos do mesmo hospital que ainda estão sendo investigados.

Os dados do Ministério da Saúde são atualizados até as 13 horas e divulgados por volta das 16 horas, por isso ainda não aparece essa morte.

São Paulo é o estado que registra o maior número de casos, com 164. Por causa disso, nesta terça começaram a valer diversas ações de isolamento determinadas pelo governador João Doria (PSDB). Entre elas estão a suspensão das aulas na rede pública de ensino e o fechamento de bibliotecas, museus e centros culturais por até 30 dias.

O Rio de Janeiro decretou estado de emergência na saúde para frear o aumento do número de casos, que chegou a 33. Entre as medidas adotadas está a suspensão por 15 dias de eventos e atividades com a presença de público.

Pela primeira vez, o Ceará aparece na lista com cinco casos confirmados de Covid-19. No Nordeste ainda há infectados em Pernambuco (16), Sergipe (4), Bahia (3), Alagoas (1) e Rio Grande do Norte. Agora, todas as regiões têm infectados pelo coronavírus.

Exame

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu