Nota Oficial – Informações falsas de uma cidadã sobre o coronavírus na internet

Categoria Saúde Publicado em

A Prefeitura de Araras informa que não procede a informação de uma cidadã que publicou um vídeo nas redes sociais, de que seu marido teve a confirmação médica da UPA 24 Horas de Araras de ser portador do coronavírus. Como já foi informado oficialmente em várias oportunidades, todos os exames de suspeitos são realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e o tempo de espera é de pelo menos uma semana. O teste rápido, a ser implantado em Araras, só será feito em casos específicos selecionados pelo protocolo. Portanto, seria impossível qualquer médico diagnosticar que um paciente está com o coronavírus em apenas uma consulta.


A Secretaria Municipal de Saúde informa que este paciente atendido na UPA 24 Horas foi diagnosticado com síndrome gripal leve, com falta de ar. O médico que o atendeu não disse que o paciente estava com coronavírus; apenas o liberou, indicou medicação padrão para os sintomas e solicitou isomamento domiciliar, conforme o protocolo para estes casos.


A divulgação de informações inverídicas pelas redes sociais, como esta, não é aconselhável em nenhuma situação, ainda mais neste momento grave de combate a uma pandemia, podendo gerar pânico desnecessário. Dependendo da forma como a pessoa se manifesta publicamente e, se houver algum tipo de acusação infundada contra outro cidadão, qualquer pessoa pode ser processada por crimes contra a honra ou falsidade ideológica, conforme prevê o Código Penal.

Secom/Prefeitura de Araras

Você também pode ler:

Pearl Skin: conheça a tendência de pele cintilante do TikTok

A pele de pérola é a nova tendência de beleza que vem bombando no TikTok. Na rede, a hashtag

Read More...

Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder

Read More...

Câmara autoriza doação de terras para a duplicação da Rodovia Wilson Finardi

Durante a 12ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (22), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 43/2024, que autoriza

Read More...

Mobile Sliding Menu