Pacientes sem sintomas também transmitem coronavírus, diz estudo

Categoria Saúde Publicado em

Um novo estudo feito por pesquisadores nos Estados Unidos indica que pacientes contagiados pelo novo coronavírus continuam a transmitir o vírus mesmo depois de os sintomas desaparecem. Em pacientes com casos considerados leves da covid-19, o período de contágio registrado na pesquisa foi de um a oito dias após a desaparição dos sintomas.

As 16 pessoas que participaram do estudo tinham sintomas como febre, tosse, dor na faringe e dificuldade de respirar. A idade média dos participantes era de 35 anos e todos foram tratados, entre 28 de janeiro e 9 de fevereiro, no Hospital Geral PLA, em Pequim, na China. Os pesquisadores avaliaram amostras coletadas na garganta dos pacientes em dias alternados, e eles só tiveram alta após os testes darem negativo por dois dias consecutivos.

“Nossa descoberta mais significativa nesse estudo foi que metade dos pacientes continuou a transmitir o vírus mesmo depois da resolução dos sintomas. As infecções mais severas podem ter até mais tempo de contágio [após a desaparição dos sintomas]”, diz, em nota, o doutor Lokesh Sharma, instrutor de medicina no setor de medicina do sono, pulmonar e cuidados críticos da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

A carta do estudo foi publicada no periódico científico sobre sistema respiratório American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, da American Thoracic Society.

Os pesquisadores reconhecem que a amostragem de pacientes é pequena e que as descobertas podem não se aplicar a todos, como pessoas idosas ou com o sistema imunológico deprimido. Como a covid-19 ainda é uma doença nova para a ciência, faltam mais estudos para compreendê-la. Mas cada nova pesquisa representa um avanço.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu