Ao menos 8 tipos de coronavírus estão se alastrando globalmente

Categorias Mundo em

Após descobrirem que o vírus causador da Covid-19 sofre mutações, em média, a cada 15 dias, pesquisadores agora identificaram pelo menos 8 tipos de coronavírus, à medida que ele se propaga em todo o mundo.

A constatação de cientistas americanos foi feita por meio da análise de 2 mil sequências genéticas do novo vírus, enviadas à plataforma NextStrain. O site, que reúne uma grande base de dados de sequenciamentos genéticos de vários vírus, mostra a mutação do coronavírus em tempo real.

As várias linhagens do novo vírus permitem que os pesquisadores vejam aonde a transmissão comunitária é generalizada,o que pode informar se as medidas de isolamento foram eficazes naquela região.

“Temos a capacidade de fazer o seqüenciamento genômico quase em tempo real para ver quais tipos ou linhagens estão circulando”, afirma Charles Chiu, professor de medicina e doenças infecciosas da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, em San Francisco. Segundo ele, o banco de dados é essencial para fornecer informações sobre como o vírus está se movendo nos EUA.

A maioria dos casos da doença na costa oeste, por exemplo, está ligada a um tipo de vírus identificado pela primeira vez no estado de Washington, que fica a apenas três mutações da primeira espécie conhecida. Já na costa leste americana, o vírus parece ter vindo da China para a Europa e depois para Nova York e outros estados.

Vale ressaltar que os EUA é o primeiro país do mundo a superar os 100 mil casos de coronavírus. Até o momento foram confirmadas mais de 140 mil incidências, enquanto as mortes passam de 2,4 mil.

Você pode ler também!

Oito estados brasileiros impõem toque de recolher e DF decreta lockdown

Em São Paulo, o governador João Doria determinou um “toque de restrição”, que tem como objetivo evitar eventos e

Read More...

Adultos infectados com a variante identificada em Manaus têm 10 vezes mais vírus no corpo, aponta Fiocruz

Um estudo feito por pesquisadores da Fiocruz aponta que adultos infectados pela variante brasileira P.1 do coronavírus, identificada primeiro

Read More...

Ararense Natália Crippa pede ajuda dos internautas para participar do Reality “Mansão Cake Lover”

A ararense Natália Crippa pede ajuda dos internautas para participar do Reality "Mansão Cake Lover". Num vídeo publicado em suas

Read More...

Mobile Sliding Menu