A Prefeitura Municipal de Araras (SP), por meio de Decreto, assinado pelo prefeito Junior Franco e que deverá ser publicado nesta sexta-feira (20), na edição do Diário Oficial do Município, adotou novas medidas de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).
O Decreto “DECLARA ESTADO DE EMERGÊNCIA NO MUNICÍPIO DE ARARAS E DEFINE NOVAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO COVID-19.”
Assista a live na íntegra, clique aqui.
Veja abaixo os principais pontos do decreto:
– Fechamento das estruturas da Prefeitura ao atendimento ao público;
– Rodízio de servidores nas repartições públicas municipais, com a dispensa de servidores do grupo de risco: pessoas maiores de 60 anos, gestantes, lactantes e portadores de doenças crônicas;
– Serão mantidos os serviços essenciais da Prefeitura Municipal de Araras, como coletas de lixo e entulho, bem como do transporte coletivo (que trabalhará em horários reduzidos);
– Suspensão do prazo da solicitação de isenção do IPTU;
– Solicita que o comércio evite as aglomerações e recomendam os fechamentos dos estabelecimentos, e, os que escolherem ficar abertos, reforcem a higiene;
– Suspensão das aulas de todas as unidades da Rede Municipal de Educação (inclusive com nenhum servidor dentro das unidades);
– Equipamentos da Secretaria de Assistência Social estarão com atendimento público encerrado, mas farão atendimentos emergenciais.
– Suspensão de emissão de alvarás para realização de eventos em geral.
Vigilância Epidemiológica investiga seis suspeitas de coronavírus em Araras
O município tem, atualmente, seis casos suspeitos de coronavírus sob investigação da Vigilância Epidemiológica, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. Três novas notificações foram feitas nesta quinta-feira (19) e envolvem um paciente que voltou recentemente da Itália, um familiar dele e ainda um outro homem que esteve em São Paulo e teve contato com uma pessoa contaminada pelo vírus.
Além deles, outras três suspeitas foram notificadas esta semana pela Vigilância – são três mulheres, que estão na faixa etária de 30 anos, apresentam sintomas suspeitos e têm histórico para investigação: duas delas chegaram recentemente dos Estados Unidos e a outra teve contato com uma pessoa contaminada com coronavírus em outra cidade.
Até o momento, a Secretaria Municipal da Saúde notificou oito suspeitas da doença – os dois primeiros casos foram descartados após a chegada do resultado de exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL). Os outros seis pacientes aguardam a chegada dos laudos do IAL para diagnóstico dos casos. A previsão é que as análises sejam concluídas em 15 dias, mas o prazo depende da logística e da demanda do laboratório.
Todos os pacientes sob investigação, que apresentaram sintomas como dor de cabeça, tosse, dificuldade respiratória e febre, estão em isolamento domiciliar, medida adotada pelo Ministério da saúde para pacientes com sintomas suspeitos. A ação preventiva é realizada durante o período de possível transmissão do vírus, que dura cerca de 15 dias. Durante essas duas semanas, eles devem permanecer em locais bem ventilados, evitar receber visitas e também ter contato próximo com outros moradores da residência. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é manter distância mínima de um metro do paciente.
A transmissão do coronavírus acontece por meio de gotículas respiratórias e o período de incubação do vírus pode chegar até a 15 dias, tempo em que os primeiros sintomas podem levar para aparecer desde a infecção.
Evitar locais com aglomeração de pessoas, lavar corretamente as mãos e cobrir a boca ao tossir e espirrar estão entre as principais medidas preventivas. Em caso de dúvida, os ararenses podem ligar para a Secretaria Municipal de Saúde para serem orientados. O telefone é 3543-1522.
Fonte: Repórter Beto Ribeiro
Com informações: Kirk Daves Moriama