Saema apresenta andamento das obras da nova ETE em reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu

Categoria Prefeitura de Araras Publicado em

O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) apresentou na manhã desta sexta-feira (13), durante a 73ª Reunião Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu (CBH Mogi Guaçu), um vídeo mostrando o andamento das obras da nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Araras, que sofreu uma pane em 2015 e, desde então, parou de funcionar.

Na oportunidade, Carleto Denardi, vice-prefeito e presidente do Saema, agradeceu a escolha de Araras para o encontro e falou em que situação está a reformulação, bem como explicou sobre o sistema alternativo de tratamento, que está sendo construído paralelamente às obras de reforma da ETE e deverá ser entregue no final de maio.

“Nós temos compromisso com o Ministério Público e com a Cetesb, mas acima de tudo temos compromisso com o povo e com o meio ambiente”, disse.

Compuseram a mesa da 73ª Reunião Plenária Ordinária do CBH Rio Mogi Guaçu o vice-prefeito e presidente do Saema, Carleto Denardi; a presidente do CBH Mogi Guaçu e prefeita de Santa Cruz da Conceição, Patrícia Capodifoglio Landgraf; Irene Sabatino P. Niccioli, diretora técnica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e secretária executiva do CBH Mogi; Marcus Vinícius, representante da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e conselheiro do CBH Mogi e, Carlos Sarni, vice coordenador da Câmara Técnica do CBH Mogi.

Em pauta, estavam a aprovação da 72ª Reunião Plenária Ordinária, os informes da Secretaria Executiva e a apresentação e votação das deliberações CBH Mogi nº 201 (aprovação das diretrizes, critérios e análises, de pontuação e de hierarquização das propostas de financiamento do Fehidro, e de distribuição dos recursos das fontes de compensação financeira pela utilização dos recursos hídricos de domínio do Estado de São Paulo – COB, no pleito do exercício de 2020, no âmbito CBH-Mogi/UGRHI 09) e CBH-Mogi nº 202 (ciência e aprovação das proposições da Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Conceição, em relação às condicionantes para aprovação do projeto Fehidro 2019- Mogi-COB-49) e minuta deliberação CBH-Mogi nº 203 (aprova o Plano de Aplicação da Cobrança pelo uso de água no âmbito da UGRHI 09 para o exercício de 2020 ).

Ainda na reunião, Mayra Flores Tavares, coordenadora de restauração florestal da Associação Ambientalista Copaíba, fez uma apresentação do trabalho da entidade.

No encerramento, a presidente do CBH Mogi Guaçu e prefeita de Santa Cruz da Conceição, Patrícia Capodifoglio Landgraf, parabenizou o presidente do Saema, Carleto Denardi, pela iniciativa e pela disposição em resolver os problemas sobre esgoto que se arrastam desde 2015.

Participaram ainda do evento, autoridades das cidades que integram o CBH Mogi Guaçu, funcionários da ETE de Araras, a diretora executiva do Saema, Marluce de Góes Lima, bem como o secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Cerri Júnior.

CBH Mogi Guaçu – Instalado em 4 de junho de 1996, o Comitê  de Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu (CBH-Mogi), Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos nº 09, é integrado por 43 municípios, sendo 38 com sede urbana na área de drenagem (Aguaí, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Américo Brasiliense, Araras, Barrinha, Conchal, Descalvado, Dumont, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Guariba, Guatapará, Itapira, Jaboticabal, Leme, Lindóia, Luís Antonio, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Motuca, Pirassununga, Pitangueiras, Pontal, Porto Ferreira, Pradópolis, Rincão, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antonio do Jardim, São João da Boa Vista, Serra Negra, Sertãozinho, Socorro, Taquaral).

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu