80% das suspeitas de covid-19 em Araras têm menos de 60 anos

Categoria Saúde Publicado em

A maioria dos ararenses com suspeita de covid-19 tem menos de 60 anos. Dos 23 casos notificados no município, segundo dados da Vigilância Epidemiológica, 18 têm idade entre 24 e 59 anos, o que equivale a 78,2% do total. Apenas um paciente tem mais de 80 anos.

Não há casos confirmados da doença, até o momento, no município. Das 23 suspeitas, 17 continuam sob investigação da Vigilância Epidemiológica e aguardam a chegada de resultados de exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL) para diagnóstico – outros seis casos foram descartados após a chegada dos exames. Diante do aumento da demanda, o IAL não divulga mais previsões para conclusão dos laudos – até então, o prazo informado era de até 15 dias.

Entre os suspeitos sob investigação em Araras, cinco pacientes estão internados – quatro deles na UTI e um em isolamento hospitalar na unidade covid-19. A estrutura foi montada tanto na Santa Casa de Misericórdia quanto em hospitais particulares da cidade para atender casos que envolvem sintomas da doença, como febre e falta de ar. Há ainda um óbito em investigação em Araras.

Os demais suspeitos notificados de covid-19 que não apresentaram complicações de saúde passam por período de 15 dias em isolamento domiciliar, seguindo o protocolo determinado pelo Governo Federal para todo o Brasil, e são monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

 

Unidades Sentinelas

Ainda de acordo com o atual protocolo do Ministério da Saúde, em vigor há 15 dias, apenas pacientes internados com suspeita de coronavírus são notificados atualmente e têm material coletado e encaminhado para exame laboratorial.

Válida em todo o Brasil, a determinação do Governo Federal faz com que outras pessoas com sintomas suspeitos, porém mais leves da doença ou até pacientes assintomáticos (que não apresentam sintomas) possam ficar fora das estatísticas oficiais.

“É exatamente por isso que a população precisa colaborar e se cuidar neste momento. Não temos casos confirmados de covid-19 na cidade, mas não podemos afirmar que o vírus não esteja circulando em Araras”, observa Itacil Zurita Filho, secretário municipal da Saúde.

Em Araras, seis unidades sentinelas instaladas em postos da rede municipal de saúde e em tendas na área externa da Santa Casa e da UPA 24h são responsáveis pelo atendimento de pessoas com febre e problemas respiratórios, como falta de ar – sintomas característicos de doenças gripais graves como as provocadas pelos vírus H1N1, Influenza A e B e coronavírus (covid-19).

Ao todo, 199 ararenses atendidos nessas unidades desde o dia 21 de março, quando elas começaram a funcionar, foram enquadrados em situações que exigem isolamento domiciliar. Todos também são monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica.

“Não é o exame que vai determinar o tratamento do paciente. Qualquer pessoa com insuficiência respiratória grave e suspeita vai ser tratada como covid-19 e receber toda a assistência preconizada pelo protocolo federal. Os exames são mais para fins estatísticos e de notificação”, reforça Rodrigo Klein, médico da Vigilância Epidemiológica de Araras.

A transmissão do coronavírus acontece por meio de gotículas respiratórias e o período de incubação do vírus pode chegar até a 15 dias, tempo em que os primeiros sintomas podem levar para aparecer desde a infecção.

Evitar locais com aglomeração de pessoas, lavar corretamente as mãos e cobrir a boca ao tossir e espirrar estão entre as principais medidas preventivas. Em caso de dúvida, os ararenses podem ligar para a Secretaria Municipal de Saúde para serem orientados. O telefone é 3543-1522.

 

Suspeitas de covid-19 por faixa etária em Araras

0 a 9 anos: 0

10 a 19 anos: 0

20 a 29 anos: 4

30 a 39 anos: 8

40 a 59 anos: 6

60 a 79 anos: 4

Mais de 80 anos: 1

Total de notificações: 23

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu