Prefeitura Municipal esclarece questionamentos sobre óbito por covid-19 em Araras

Categoria Prefeitura de Araras Publicado em

A Vigilância Epidemiológica não realiza nenhum exame, e sim notifica os casos de óbitos, suspeitos ou confirmados, no município.

A Prefeitura Municipal de Araras (SP) publicou uma nota de escalerimento (veja abaixo), sobre questionamentos feitos através das redes sociais sobre o óbito de um paciente idoso, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (20), em decorrência da covid-19.

Nossa reportagem falou por telefone com um dos filhos do paciente, e abrimos espaço para que ele falasse sobre o assunto, porém, após conversa com seus irmãos, ele decidiu por não se manifestar, em função do momento de dor e nós respeitamos. “Conversei com meus irmãos e não vamos mais nos envolver com isso, já estamos muito fragilizado. Muito obrigado, vamos deixar as redes sociais falar por nós”.

Primeiramente, a Prefeitura informa que somente se baseia em documentos oficiais, como o Atestado de Óbito confirmando a covid-19, documento este formalizado com base no teste que constatou positivo (IgM – imunoglobulinas M), que avaliou amostra de sangue, demonstrando que a doença estava ativa no corpo do paciente no momento da testagem.

O exame que deu negativo foi o PCR (proteína polimerase), que detecta o RNA viral – porém, sua eficiência na detecção do vírus é somente até o 7º dia, a contar do aparecimento dos sintomas.

A Vigilância Epidemiológica não realiza nenhum exame, e sim notifica os casos de óbitos, suspeitos ou confirmados, no município. A Prefeitura se solidariza com a família neste momento de dor e reforça o compromisso que tem com a verdade e a transparência das informações divulgadas pelos seus canais oficiais.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu