Prefeitura Municipal esclarece questionamentos sobre óbito por covid-19 em Araras

Categorias Prefeitura de Araras em

A Vigilância Epidemiológica não realiza nenhum exame, e sim notifica os casos de óbitos, suspeitos ou confirmados, no município.

A Prefeitura Municipal de Araras (SP) publicou uma nota de escalerimento (veja abaixo), sobre questionamentos feitos através das redes sociais sobre o óbito de um paciente idoso, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (20), em decorrência da covid-19.

Nossa reportagem falou por telefone com um dos filhos do paciente, e abrimos espaço para que ele falasse sobre o assunto, porém, após conversa com seus irmãos, ele decidiu por não se manifestar, em função do momento de dor e nós respeitamos. “Conversei com meus irmãos e não vamos mais nos envolver com isso, já estamos muito fragilizado. Muito obrigado, vamos deixar as redes sociais falar por nós”.

Primeiramente, a Prefeitura informa que somente se baseia em documentos oficiais, como o Atestado de Óbito confirmando a covid-19, documento este formalizado com base no teste que constatou positivo (IgM – imunoglobulinas M), que avaliou amostra de sangue, demonstrando que a doença estava ativa no corpo do paciente no momento da testagem.

O exame que deu negativo foi o PCR (proteína polimerase), que detecta o RNA viral – porém, sua eficiência na detecção do vírus é somente até o 7º dia, a contar do aparecimento dos sintomas.

A Vigilância Epidemiológica não realiza nenhum exame, e sim notifica os casos de óbitos, suspeitos ou confirmados, no município. A Prefeitura se solidariza com a família neste momento de dor e reforça o compromisso que tem com a verdade e a transparência das informações divulgadas pelos seus canais oficiais.

Você pode ler também!

Operação contra fraude em postos de combustíveis prende dois gerentes em Araras

Uma operação de combate a fraude em postos de combustíveis, em Araras (SP), prendeu dois gerentes de postos nesta

Read More...

Covid-19: vacina para profissionais da Educação 18+ está disponível

Já está disponível no Parque Ecológico a vacina contra a Covid-19 (Sars-CoV-2) para os profissionais da Educação do grupo

Read More...

Saúde realiza Dia D de vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades neste sábado

A Secretaria da Saúde realiza, no próximo sábado (12), Dia D de vacinação contra Covid-19 para pessoas com comorbidades

Read More...

Mobile Sliding Menu