A Vigilância Epidemiológica não realiza nenhum exame, e sim notifica os casos de óbitos, suspeitos ou confirmados, no município.
A Prefeitura Municipal de Araras (SP) publicou uma nota de escalerimento (veja abaixo), sobre questionamentos feitos através das redes sociais sobre o óbito de um paciente idoso, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (20), em decorrência da covid-19.
Nossa reportagem falou por telefone com um dos filhos do paciente, e abrimos espaço para que ele falasse sobre o assunto, porém, após conversa com seus irmãos, ele decidiu por não se manifestar, em função do momento de dor e nós respeitamos. “Conversei com meus irmãos e não vamos mais nos envolver com isso, já estamos muito fragilizado. Muito obrigado, vamos deixar as redes sociais falar por nós”.
Primeiramente, a Prefeitura informa que somente se baseia em documentos oficiais, como o Atestado de Óbito confirmando a covid-19, documento este formalizado com base no teste que constatou positivo (IgM – imunoglobulinas M), que avaliou amostra de sangue, demonstrando que a doença estava ativa no corpo do paciente no momento da testagem.
O exame que deu negativo foi o PCR (proteína polimerase), que detecta o RNA viral – porém, sua eficiência na detecção do vírus é somente até o 7º dia, a contar do aparecimento dos sintomas.
A Vigilância Epidemiológica não realiza nenhum exame, e sim notifica os casos de óbitos, suspeitos ou confirmados, no município. A Prefeitura se solidariza com a família neste momento de dor e reforça o compromisso que tem com a verdade e a transparência das informações divulgadas pelos seus canais oficiais.