A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebeu R$ 1,97 milhão da Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC), para realizar testes para diagnosticar Covid-19 em São Carlos (SP).
O Hospital Universitário da UFSCar será responsável pela coleta do material de pacientes da região internados e com síndrome gripal, bem como de profissionais da saúde. Um parceiro da iniciativa privada irá disponibilizar equipamentos para a extração do material genético.
UFSCar de São Carlos irá realizar testes para diagnosticar Covid-19. — Foto: Leticia Tsuruda da Cunha/Divulgação.
Testagem
Com o recurso proveniente de crédito extraordinário liberado pela medida provisória nº 942, que destina-se ao “enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus”, serão realizados entre 200 e 250 testes por semana e o número poderá duplicar com investimento.
A testagem será feita no Laboratório de Bioquímica e Genética Aplicada (LBGA), que é nível 2 em biossegurança e certificado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), em colaboração com o Laboratório de Bioinformática Evolutiva.
De acordo com o coordenador do LBGA e do projeto de testes da Covid-19, Anderson Ferreira da Cunha, o laboratório está apto para realizar o trabalho e aguarda apenas ser credenciado junto ao Instituto Adolfo Lutz para dar início aos testes.
“Temos certificação para trabalhar com fungos patogênicos e organismos geneticamente modificados. Nós consultamos os órgãos de segurança para confirmar se o LBGA comporta as análises com o SARS-COV-2 e a resposta foi positiva”, explica Cunha.