UFSCar recebe R$ 1,97 milhão para realizar testes e diagnosticar Covid-19

Categorias Região em

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebeu R$ 1,97 milhão da Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC), para realizar testes para diagnosticar Covid-19 em São Carlos (SP).

O Hospital Universitário da UFSCar será responsável pela coleta do material de pacientes da região internados e com síndrome gripal, bem como de profissionais da saúde. Um parceiro da iniciativa privada irá disponibilizar equipamentos para a extração do material genético.

UFSCar de São Carlos irá realizar testes para diagnosticar Covid-19. — Foto: Leticia Tsuruda da Cunha/Divulgação.
Testagem
Com o recurso proveniente de crédito extraordinário liberado pela medida provisória nº 942, que destina-se ao “enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus”, serão realizados entre 200 e 250 testes por semana e o número poderá duplicar com investimento.

A testagem será feita no Laboratório de Bioquímica e Genética Aplicada (LBGA), que é nível 2 em biossegurança e certificado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), em colaboração com o Laboratório de Bioinformática Evolutiva.

De acordo com o coordenador do LBGA e do projeto de testes da Covid-19, Anderson Ferreira da Cunha, o laboratório está apto para realizar o trabalho e aguarda apenas ser credenciado junto ao Instituto Adolfo Lutz para dar início aos testes.

“Temos certificação para trabalhar com fungos patogênicos e organismos geneticamente modificados. Nós consultamos os órgãos de segurança para confirmar se o LBGA comporta as análises com o SARS-COV-2 e a resposta foi positiva”, explica Cunha.

Você pode ler também!

Operação contra fraude em postos de combustíveis prende dois gerentes em Araras

Uma operação de combate a fraude em postos de combustíveis, em Araras (SP), prendeu dois gerentes de postos nesta

Read More...

Covid-19: vacina para profissionais da Educação 18+ está disponível

Já está disponível no Parque Ecológico a vacina contra a Covid-19 (Sars-CoV-2) para os profissionais da Educação do grupo

Read More...

Saúde realiza Dia D de vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades neste sábado

A Secretaria da Saúde realiza, no próximo sábado (12), Dia D de vacinação contra Covid-19 para pessoas com comorbidades

Read More...

Mobile Sliding Menu