Dengue: casos positivos em 2020 já superam total confirmado no ano passado em 17%

Categorias Saúde em

Araras registra 765 casos de dengue este ano, número que já é 17% maior do que o total de confirmações em todo o ano passado, quando foram contabilizados 653 casos.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (27), entre os casos confirmados, 754 são autóctonos (contraídos no município) e 11 importados. Outras 286 suspeitas foram descartadas após exame laboratorial e 47 pacientes aguardam, atualmente, resultado de análises para diagnóstico.

A Secretaria de Saúde reforça o apelo para que a população colabore com medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya, da febre amarela e do zika vírus. Manter os quintais limpos e eliminar objetos que poderiam servir como criadouros do inseto estão entre as atitudes mais importantes e eficazes para a prevenção da doença. É importante verificar se não há água parada em vasos de plantas, caixas d’água, garrafas plásticas, pneus, piscinas sem uso e/ou manutenção e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, realizadas pelo Setor de Controle de Endemias, continuam em toda cidade, seguindo protocolos de higiene e distanciamento social para evitar um possível contágio pelo novo coronavírus, causador da covid-19.

Os agentes, que realizam vistorias nas residências, estão identificados com camiseta e crachá com brasão da Prefeitura Municipal, nome, matrícula, CPG, RG e foto do funcionário, além da inscrição “controles de endemias”.

A coordenadora do Setor de Controle de Endemias,  Luciana Cristina Coelho Bianco, ressaltou que a maior incidência da doença está associada ao período chuvoso e clima quente, porém devemos continuar atentos. “É importante lembrar que os doentes por dengue são focos importantes para propagação da enfermidade por meio do vetor. O que pode acontecer é que, se deixarmos de lado as medidas de prevenção, teremos um período mais duradouro da epidemia de dengue”, alerta a coordenadora.

Mais informações podem ser obtidas no setor de Controle de Endemias pelo telefone 3132-0575.

Você pode ler também!

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de médicos

A Prefeitura de Araras publica, nesta quarta-feira (22), edital de processo seletivo para admissão e formação de cadastro de

Read More...

Saema recomenda uso de água de reuso no dia-a-dia

O período de forte estiagem levou o Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) a estabelecer

Read More...

Secretário do Meio Ambiente e Agricultura participa do lançamento do projeto São Paulo Ambiental

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Rodolfo Bergamin, participou nesta sexta feira (24) do evento São Paulo Ambiental,

Read More...

Mobile Sliding Menu