Dengue: casos positivos em 2020 já superam total confirmado no ano passado em 17%

Categoria Saúde Publicado em

Araras registra 765 casos de dengue este ano, número que já é 17% maior do que o total de confirmações em todo o ano passado, quando foram contabilizados 653 casos.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (27), entre os casos confirmados, 754 são autóctonos (contraídos no município) e 11 importados. Outras 286 suspeitas foram descartadas após exame laboratorial e 47 pacientes aguardam, atualmente, resultado de análises para diagnóstico.

A Secretaria de Saúde reforça o apelo para que a população colabore com medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya, da febre amarela e do zika vírus. Manter os quintais limpos e eliminar objetos que poderiam servir como criadouros do inseto estão entre as atitudes mais importantes e eficazes para a prevenção da doença. É importante verificar se não há água parada em vasos de plantas, caixas d’água, garrafas plásticas, pneus, piscinas sem uso e/ou manutenção e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, realizadas pelo Setor de Controle de Endemias, continuam em toda cidade, seguindo protocolos de higiene e distanciamento social para evitar um possível contágio pelo novo coronavírus, causador da covid-19.

Os agentes, que realizam vistorias nas residências, estão identificados com camiseta e crachá com brasão da Prefeitura Municipal, nome, matrícula, CPG, RG e foto do funcionário, além da inscrição “controles de endemias”.

A coordenadora do Setor de Controle de Endemias,  Luciana Cristina Coelho Bianco, ressaltou que a maior incidência da doença está associada ao período chuvoso e clima quente, porém devemos continuar atentos. “É importante lembrar que os doentes por dengue são focos importantes para propagação da enfermidade por meio do vetor. O que pode acontecer é que, se deixarmos de lado as medidas de prevenção, teremos um período mais duradouro da epidemia de dengue”, alerta a coordenadora.

Mais informações podem ser obtidas no setor de Controle de Endemias pelo telefone 3132-0575.

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu