Moção de Apelo aprovada na Câmara cobra a retomada dos recursos da alimentação aos alunos da Rede Estadual de ensino de Araras-SP

Categoria Câmara Municipal Publicado em

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras-SP aprovaram por unanimidade na última segunda-feira (11), uma Moção de Apelo que será encaminhada ao Governo do Estado, à Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, à Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e à Diretoria Regional de Ensino de Pirassununga, a qual exige a retomada do encaminhamento dos recursos da alimentação escolar ao Município, para que todos os alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino tenham acesso à alimentação.

De acordo com o documento de autoria dos parlamentares, Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), Marcelo de Oliveira (Republicanos) e Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB), a alimentação é um direito social estabelecido no art. 6º da Constituição Federal Brasileira e o poder público deve adotar políticas e ações que garantam a segurança alimentar e nutricional aos alunos. No âmbito da Educação, tal direito é resguardado pelo inciso VIII do artigo 4º da Lei Federal n° 9394 de 20 de dezembro de 1996, que “Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional” – popularmente conhecida como LDBN.

Em razão da pandemia do coronavírus, o Governo do Estado de São Paulo deixou de repassar os recursos da alimentação escolar aos Municípios e instituiu o programa “Merenda em Casa”, o qual fornece o benefício de R$ 55,00 por mês aos alunos da Rede Estadual, como forma de compensar a ausência da refeição da escola durante a suspensão das aulas devido ao isolamento social. No entanto, apenas as famílias beneficiárias do Bolsa Família ou cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único) estão recebendo o valor de R$ 55,00 por mês, já os alunos que não são beneficiários de programas sociais e que não estão presentes no CasÚnico não estão recebendo o benefício e não estão tendo acesso à alimentação.

Portanto, os vereadores estão apelando para que o Governo do Estado cumpra o que determina a Constituição Federal e a LDBN no âmbito Educacional. Com a retomada do encaminhamento do recurso pelo Governo do Estado, o Município, assim como tem fornecido Kit Alimentação aos matriculados na Rede Municipal, também o fará aos da Rede Estadual e assim todos os alunos terão acesso a alimentação.

Você também pode ler:

Corrida 24 de Março arrecada 249 litros de leite para o Fuss

A edição 2025 da Corrida 24 de Março, em comemoração aos 154 anos de emancipação político-administrativa de Araras, aconteceu

Ler mais...

Acervo da Biblioteca Municipal recebe 160 novos livros

No mês de março, mais 160 novos livros foram adicionados ao acervo da Biblioteca Municipal Martinico Prado. Com obras

Ler mais...

Campanha de vacinação contra a influenza foi adiantada em Araras

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que campanha de vacinação contra a influenza

Ler mais...

Mobile Sliding Menu