Melhorias na Av. Padre Alarico envolvem quatro novas rotatórias e fechamento de canteiros

Categorias Trânsito em

Com o objetivo de facilitar o tráfego e, consequentemente, diminuir o número de acidentes, a Prefeitura de Araras iniciou nesta semana obras de melhorias viárias na Avenida Padre Alarico Zacharias, uma das principais da região sul.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, a avenida irá receber lombofaixas, lombadas, faixas de pedestres, rampas de acessibilidade e quatro novas rotatórias. As intervenções também recebem o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil e do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito).

Com aporte financeiro de R$ 657 mil do Governo do Estado, por meio do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), que também será o fiscalizador das obras, as intervenções fazem parte do Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e serão realizadas no sentido bairro/Centro.

Segundo o cronograma, a principal intervenção será na Avenida Padre Alarico Zacharias, no Jardim Belvedere, atendendo a reivindicações antigas dos moradores da região e de motoristas que utilizam a via com frequência. Serão quatro novas rotatórias, instalação de várias lombofaixas, lombadas, faixas de pedestres, rampas de acessibilidade ao longo de todo trecho da avenida, priorizando a travessia de pedestres.

As quatro rotatórias da Avenida Alarico serão nos seguintes locais: 1) cruzamento com a Rua Rodrigues Alves (Restaurante Paladar); 2) cruzamento com a Av. Renata Crespi Prado (Casa de Bombas do Saema); 3) cruzamento com a Av Governador Garcez (Igreja Bom Jesus); e 4) cruzamento com a Rua Henrique Dias. Serão construídas lombofaixas nesses quatro pontos de rotatórias, além de outra lombofaixa em frente à Clínica Antonio Luiz Sayão.

A rotatória prevista no cruzamento com a Rua Henrique Dias é uma reivindicação antiga dos moradores da região, pois o risco de acidentes no local sempre foi alto. O mesmo ocorre nos demais cruzamentos, onde a circulação de veículos é intensa.

Com a construção de quatro rotatórias ao longo da Avenida, todos os demais acessos do canteiro central serão fechados, com exceção do acesso à entrada principal para a Clínica Sayão, com prioridade para uso de ambulâncias.

Na parte alta da Avenida Alarico, no sentido Centro/bairro, serão instaladas duas faixas de acomodação no canteiro central para os veículos, permitindo o acesso à esquerda para as Ruas Alagoas e Rio Grande do Norte, no Parque Industrial.

Além das intervenções citadas, o contrato também prevê a execução de obras de microdrenagem na rotatória próxima a Rua Rodrigues Alves (Restaurante Paladar), para resolver outro problema antigo de inundações próximo à Galeria Happy Day.

Por causa das obras e construção das rotatórias, algumas árvores precisarão ser removidas do canteiro central da avenida, mas a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, fará a compensação ambiental, plantando 15 vezes o número de árvores retiradas em outras localidades do município.

 

Cuidado ao trafegar na Avenida

O Demutran orienta que os motoristas que utilizam a Avenida Padre Alarico Zacharias tenham cuidado por conta das obras, que iniciam nesta semana. Nos dois sentidos da via pública, o fluxo de veículos continua normal, sem impedimentos, porém haverá maquinas trabalhando nos canteiros.

 

AÇÕES NA AVENIDA PADRE ALARICO ZACHARIAS

Rotatória 1

Cruzamento com a Rua Rodrigues Alves (Restaurante Paladar)

Instalação de Lombofaixa

Instalação de Lombadas

Instalação de faixa de pedestre

Instalação de rampas de acessibilidade

Sinalização de solo e placas

 

Rotatória 2

Cruzamento com a Av. Renata Crespi Prado (Casa de Bombas do Saema)

Instalação de Lombofaixa

Instalação de Lombadas

Instalação de faixa de pedestre

Instalação de rampas de acessibilidade

Sinalização de solo e placas

 

Rotatória 3

Cruzamento com a Av Governador Garcez (Igreja Bom Jesus)

Instalação de Lombofaixa

Instalação de faixa de pedestre

Instalação de rampas de acessibilidade

Sinalização de solo e placas

 

Rotatória 4

Cruzamento com a Rua Henrique Dias

Instalação de Lombofaixa

Instalação de faixa de pedestre

Instalação de rampas de acessibilidade

Sinalização de solo e placas

 

Lombofaixa na Clínica Sayão

Sinalização de solo e placas

 

Fechamento de todos os acessos

Exceção em frente à Clínica Sayão

 

Faixas de Acomodação no canteiro central

Permissão de acesso para as Ruas Alagoas e Rio Grande do Norte

Você pode ler também!

Governo do Estado abre concursos para artistas

O Governo do Estado de São Paulo está com concursos abertos para artistas, por meio do Programa Juntos Pela

Read More...

Fatec Araras abre inscrições para curso gratuito de Gestão de Custos

A Fatec de Araras Antonio Brambilla está com inscrições abertas para o curso Gestão de Custos. Gratuito, ele será

Read More...

Servidores municipais ganham ações contra a Araprev

Justiça determina que autarquia previdenciária realize o ressarcimento por descontos ilegais Funcionários públicos municipais têm obtido reiteradas vitórias na Justiça

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu