Projeto de Trânsito da Prefeitura na Avenida Padre Alarico não prevê retirada da árvore Ficus

Categoria Trânsito Publicado em

A Prefeitura de Araras deu início na semana passada, na Avenida Padre Alarico Zacharias, a uma importante obra de melhorias no trânsito, benéfica aos motoristas e também aos comerciantes e moradores da região.

Entretanto, uma polêmica desnecessária surgiu nas redes sociais nos últimos dias, por conta de uma árvore Ficus, uma das maiores de toda a extensão da avenida, que fica no cruzamento com a Rua Alagoas, no Parque Industrial. O questionamento era para que a árvore não fosse cortada, porém, em nenhum momento a Prefeitura informou que tal árvore seria retirada.

A Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, responsável pelas obras, se pronunciou nesta segunda-feira (15) e garantiu que essa Ficus não será retirada. Apenas algumas pequenas árvores terão que ser extraídas na extensão da avenida, em virtude das intervenções previstas, principalmente para a construção de quatro novas rotatórias. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura fará a compensação ambiental, plantando em outras localidades 15 vezes o número de árvores retiradas desta avenida.

Segundo o secretário de Planejamento, Paulo Bertolini, este projeto tem a fiscalização do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), pois as intervenções fazem parte do Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. No caso específico destas obras na Avenida Padre Alarico, o projeto exige o fechamento de acessos para evitar acidentes, permitindo apenas em situações com a instalação de faixas de acomodação no canteiro central para os veículos, servindo como desaceleração que permite o acesso com segurança.

Porém, após avaliar a quantidade de árvores que seriam retiradas para fazer as faixas de acomodação, concluiu-se que o acesso para a Rua Alagoas será fechado, evitando uma retirada grande de árvores, inclusive essa Ficus específica. A Secretaria de Planejamento finalizou o projeto desta forma, concluindo que a conversão ao Parque Industrial será pela Rua Rio Grande do Norte, onde será instalada uma faixa de desaceleração maior.

“As obras estão em andamento e será avaliada a necessidade ou não de retirar árvores, conforme seguir o cronograma dos serviços nos determinados setores da via. A prioridade é fazer a mínima intervenção possível em qualquer vegetação no local. O ponto mais importante é a necessidade momentânea desta obra, pois vai melhorar muito para motoristas e pedestres. Esse projeto é de 2017 e já foi discutido no Orçamento Participativo. São solicitações antigas da própria comunidade”, comentou o secretário.

As obras preveem quatro novas rotatórias, instalação de várias lombofaixas, lombadas, faixas de pedestres, rampas de acessibilidade ao longo de todo trecho da avenida, priorizando a travessia de pedestres. As quatro rotatórias da Avenida Alarico serão nos seguintes locais: 1) cruzamento com a Rua Rodrigues Alves (Restaurante Paladar); 2) cruzamento com a Av. Renata Crespi Prado (Casa de Bombas do Saema); 3) cruzamento com a Av Governador Garcez (Igreja Bom Jesus); e 4) cruzamento com a Rua Henrique Dias. Serão construídas lombofaixas nesses quatro pontos de rotatórias, além de outra lombofaixa em frente à Clínica Antonio Luiz Sayão.

Além das intervenções citadas, o contrato também prevê a execução de obras de microdrenagem na rotatória próxima a Rua Rodrigues Alves (Restaurante Paladar), para resolver outro problema antigo de inundações próximo à Galeria Happy Day.

 

AÇÕES NA AVENIDA PADRE ALARICO ZACHARIAS

Rotatória 1

Cruzamento com a Rua Rodrigues Alves (Restaurante Paladar)

Instalação de Lombofaixa

Instalação de Lombadas

Instalação de faixa de pedestre

Instalação de rampas de acessibilidade

Sinalização de solo e placas

 

Rotatória 2

Cruzamento com a Av. Renata Crespi Prado (Casa de Bombas do Saema)

Instalação de Lombofaixa

Instalação de Lombadas

Instalação de faixa de pedestre

Instalação de rampas de acessibilidade

Sinalização de solo e placas

 

Rotatória 3

Cruzamento com a Av Governador Garcez (Igreja Bom Jesus)

Instalação de Lombofaixa

Instalação de faixa de pedestre

Instalação de rampas de acessibilidade

Sinalização de solo e placas

 

Rotatória 4

Cruzamento com a Rua Henrique Dias

Instalação de Lombofaixa

Instalação de faixa de pedestre

Instalação de rampas de acessibilidade

Sinalização de solo e placas

 

Lombofaixa na Clínica Sayão

Sinalização de solo e placas

 

Fechamento de todos os acessos

Exceção em frente à Clínica Sayão

 

Faixas de Acomodação no canteiro central

Permissão de acesso para a Rua Rio Grande do Norte

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu