Parceria entre Prefeitura e Santa Casa amplia os leitos para atender pacientes com covid-19 em Araras

Categorias Saúde em

A Prefeitura de Araras está intensificando as medidas de combate ao novo corononavírus (Sars-CoV-2), causador da covid-19, na cidade e também o atendimento aos pacientes que precisam de internação por conta da doença.

Uma parceria entre a administração municipal e a Santa Casa vai ampliar o número de leitos destinados a pessoas que já foram diagnosticadas ou aguardam resultado de exame e precisam de cuidados mais intensivos no Hospital São Luiz.

Ao todo, 10 leitos da modalidade semi-intensiva serão implantados no local com investimentos da Prefeitura, por meio de recursos da Secretaria Municipal de Saúde destinados ao combate à doença – há possibilidade de transformar metade desses leitos em UTI também, se houver necessidade, pois eles já estarão equipados para isso. Além disso, a direção da Santa Casa credenciou outros cinco leitos de UTI que já estavam em funcionamento, junto ao Ministério da Saúde, para receber pacientes de covid-19, o que possibilita maior aporte de recursos via SUS para o atendimento.

“Acompanhamos a evolução diária dos casos de covid-19 em Araras e estamos preocupados com o aumento registrado nas últimas semanas. Desde o início da pandemia, temos o compromisso de preservar vidas na cidade e continuamos trabalhando nesse sentido. Essa parceria com a Santa Casa vai aumentar o número de leitos para garantir melhor estrutura e melhor atendimento aos pacientes”, observou o prefeito Junior Franco.

O prefeito anunciou ainda que o Governo do Estado vai encaminhar cinco novos respiradores para reforçar a estrutura de atendimento em Araras. De acordo com a direção da Santa Casa, há 37 aparelhos disponíveis no Hospital São Luiz – atualmente, 12 deles estão sendo utilizados por pacientes que precisam de ventilação mecânica por conta de diversos problemas de saúde. Na UTI covid do local, há três pessoas intubadas neste momento.

Parceria para reforçar a estrutura

Ao todo, Araras tem 11 leitos de UTI exclusivos para o atendimento de pacientes diagnosticados ou com suspeita de covid-19 – são cinco na Santa Casa e mais seis na Unimed. Além desses, há mais 20 leitos de enfermaria – divididos nos dois hospitais – para pessoas que precisam de internação, mas apresentam casos mais leves. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde, havia 23 pacientes internados no último domingo (14) – somando UTI e enfermaria covid.

“Abrir leito de UTI não é apenas ter o ventilador disponível. Precisamos de espaço físico e, principalmente, mão de obra especializada para atender o paciente que está lá. E é por isso que a parceria entre Prefeitura e Santa Casa é muito importante no combate ao novo coronavírus. Temos uma ala no Hospital São Luiz que vai abrigar os novos leitos e, com os recursos da Secretaria da Saúde, vamos contratar a equipe que atenderá os pacientes. Isso tudo deve ser concretizado já nos próximos dias”, adiantou o diretor técnico da Santa Casa, Helder Camargo Preto.

A abertura de novos leitos foi discutida pela Prefeitura e pela Santa Casa junto a representantes da DRS (Diretoria Regional de Saúde) X durante videoconferência realizada na última quarta-feira (10). A medida foi autorizada pela regional, que fica em Piracicaba e responde pela área onde Araras está localizada.

“Estamos trabalhando em conjunto para garantir todo o suporte necessário aos pacientes. É um trabalho intenso que vem sendo realizado com muita responsabilidade e comprometimento em Araras”, observou o secretário de Saúde, Itacil Zurita Filho.

Ele reforça o apelo para que a população não relaxe as medidas preventivas, especialmente, nesta época. “Todo mundo já está cansado de ficar em casa, mas, neste momento, isso continua sendo uma atitude muito importante para salvarmos vidas. A disseminação do vírus depende do comportamento das pessoas. Não é o momento de ficar passeando por aí. Devemos sair de casa apenas em caso de necessidade e sempre usando máscara, respeitando regras de distanciamento social e higiene”, completou.

O vice-prefeito Carleto Denardi corrobora a importância da população manter o isolamento social. “Precisamos da conscientização de todos e do respeito às regras que são extremamente importantes para enfrentarmos o novo coronavírus. Caso contrário, vamos perder mais pais de família, mães, filhos, netos para essa pandemia”, finalizou.

Você pode ler também!

Secretaria de Cultura, em parceria com o Fuss, realiza entrega de kits de alimentos para artistas ararenses

A Secretaria de Cultura, em parceria com a de Assistência Social e com o Fundo Social de Solidariedade, realiza

Read More...

2ª entrega de kits lanche para alunos da Rede Municipal começa nesta quarta-feira

A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta quarta-feira (5), a 2ª entrega dos kits lanche para alunos da Rede

Read More...

Secretário da Saúde participa de inauguração da Sala Rosa na Santa Casa de Araras

O secretário da Saúde, Agnaldo Piscopo, participou, na manhã desta quarta-feira (5), da inauguração da Sala Rosa, na Santa

Read More...

Mobile Sliding Menu