A Prefeitura de Araras emitiu uma nota de esclarecimento em sua página oficial no facebook, sobre a volta do município à Fase Vermelha do Plano São Paulo, leia na íntegra:
COMUNICADO OFICIAL:
Vigilância confirma mais 2 óbitos e Araras chega a 29 mortes em decorrência da covid-19
A Prefeitura de Araras vem a público esclarecer sobre a volta do município à Fase Vermelha do Plano São Paulo, plano de contingência do Governo do Estado de São Paulo.
Araras é uma das 26 cidades que integram a DRS-X, também denominada Aglomerado de Piracicaba.
A volta de Araras à Fase Vermelha se deu por conta do alto índice de ocupação na última semana dos leitos de UTI Covid nos 26 municípios que integram a DRS-X, que é de 84,6%.
Araras tem uma situação mais branda, com ocupação de 72% de seus leitos de UTI Covid, índice considerado satisfatório.
Apesar dos números de Araras, o Governo Estadual analisa os índices por região (DRS) e, por conta disso, os números totalizados que chegam na ocupação de 84,6% fizeram todas as cidades da DRS-X retroceder à Fase Vermelha. Cabe aos municípios cumprirem a determinação do Estado, fechando o comércio não essencial.
O prefeito Júnior Franco está batalhando para melhorar ainda mais todos os índices de Araras. “Tenho convicção que o comércio não é o vilão. Prova disso é que os índices de isolamento das últimas semanas não foram diferentes com o comércio não essencial aberto ou fechado. Estamos agindo em várias frentes, mas isso só não basta. Precisamos do apoio da população, adotando as medidas de prevenção e respeitando o isolamento social, saindo de suas residências somente ser for necessário. E isso independentemente do comércio aberto ou fechado”, comentou o prefeito.
A Prefeitura reforça que vem adotando todas as medidas necessárias no combate à pandemia, como o aumento de leitos junto a Santa Casa, entrega de kits e informativos à população, ampla divulgação das prevenções necessárias e adquirindo mais 30 mil exames para testagem em massa da população nos próximos dias.