Câmara aprova projeto de Resolução e altera regra para uso da Tribuna Livre durante as sessões ordinárias

Categorias Câmara Municipal em

Com aprovação por unanimidade pelos parlamentares na última segunda-feira (29), durante a 21ª sessão ordinária, do projeto de Resolução de autoria do vereador Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia (PP) – fica acrescentada a alínea “a” no inciso II, do artigo 299 da Resolução nº 01 de 3 de fevereiro de 2015, a qual determina que o orador inscrito para ocupar a Tribuna Livre da sessão ordinária que não comparecer na data agendada, sem apresentar justificativa de sua ausência, somente poderá se inscrever novamente após o prazo de 12 meses, a contar da sessão que o munícipe se inscreveu e deixou de comparecer. Anteriormente o prazo era de seis meses.

Tribuna Livre é o espaço reservado nas sessões ordinárias, onde permite o munícipe se manifestar sobre assuntos de interesse da coletividade ararense, trazendo reivindicações e assuntos relevantes ao conhecimento dos parlamentares com o objetivo de solucionar as demandas.

Para o vereador Baiano da Farmácia o objetivo de aumentar o prazo é para coibir a ausência injustificada do cidadão inscrito para ocupar a Tribuna Livre na sessão. “Ocorre que frequentemente inúmeras pessoas que se inscrevem para fazer uso da Tribuna Livre, de forma injustificada, não comparecem, impedindo a inscrição de outros munícipes interessados, haja vista ser possível um único orador por semana”, explica.

O munícipe interessado em utilizar a Tribuna Livre precisa efetuar a inscrição nas dependências da Câmara Municipal, no horário de expediente, até 76 horas antes da realização da sessão ordinária, sendo um único orador por semana. No ato da inscrição, o cidadão terá que apresentar o tema a ser abordado.

A Tribuna Livre, também pode ser ocupada, por autoridades, a convite do presidente, para tratar de assunto de interesse do município.

Vale ressaltar que neste período de pandemia por causa do novo coronavírus, o Poder Legislativo de Araras, por meio de Ato do Presidente, suspendeu as inscrições de munícipes para o uso da Tribuna Livre.

 

Nilsinho Zanchetta – Diretoria de Comunicação da CMA

Você pode ler também!

Clientes da Caixa poderão acessar serviços digitais do Governo Federal com a senha do banco

A plataforma é segura e respeita a privacidade e a proteção dos dados do cidadão  Os clientes da CAIXA já podem

Read More...

Em menos de dois meses, mortes por Covid registradas em 2021 no Amazonas já superam total de 2020

Neste ano, já foram registradas 5.288 mortes por Covid-19, mas parte delas ocorreu no ano passado e foi diagnosticada

Read More...

Brasil chega a 250 mil mortos com ritmo acelerado de óbitos por Covid-19; especialistas culpam falta de medidas de isolamento

País alcança a marca em meio à disseminação de novas variantes, escassez de sequenciamento genético, sem rastreamento de contatos

Read More...

Mobile Sliding Menu