China diz que Cazaquistão tem surto de vírus ‘mais mortal’ do que o Sars CoV-2

Categorias Mundo em

A embaixada da China no Cazaquistão disse nesta quinta-feira (9) que há uma pneumonia local, ainda com causa desconhecida, com uma mortalidade maior do que a do Sars CoV-2, vírus causador da Covid-19. Nesta sexta-feira (10), a ex-república soviética na Ásia negou as afirmações chinesas.

De acordo com a China, a doença ainda em investigação causou 1.772 mortes no primeiro semestre de 2020 – 628 delas em junho. Três regiões do Cazaquistão estão afetadas e entre as vítimas estariam cidadãos chineses.

“A taxa de mortalidade é muito maior que a da Covid-19”, disse a representação diplomática chinesa ao “Global Times”. O comunicado chinês citava inicialmente uma “pneumonia cazaque”, mas depois o termo foi substituído por “pneumonia não-Covid”.

Já o ministro cazaque da Saúde disse que as afirmações “da mídia chinesa não correspondem à realidade”, mas não usou uma referência direta ao comunicado oficial da embaixada.

O Cazaquistão mencionou pacientes registrados como afetados por pneumonia e não pelo novo coronavírus, apesar dos sintomas, já que os testes de Covid-19 foram negativos.

No total, o país registra até esta sexta-feira 57.747 casos e 264 mortes, mas, como seus vizinhos, é acusado por observadores e ONGs de minimizar a dimensão da pandemia.

G1

Você pode ler também!

Prefeito Pedrinho Eliseu vira alvo de Fake News

O Prefeito de Araras Pedrinho Eliseu publicou em suas redes sociais, que foi alvo de uma fotomontagem "fake news".

Read More...

Clientes da Caixa poderão acessar serviços digitais do Governo Federal com a senha do banco

A plataforma é segura e respeita a privacidade e a proteção dos dados do cidadão  Os clientes da CAIXA já podem

Read More...

Em menos de dois meses, mortes por Covid registradas em 2021 no Amazonas já superam total de 2020

Neste ano, já foram registradas 5.288 mortes por Covid-19, mas parte delas ocorreu no ano passado e foi diagnosticada

Read More...

Mobile Sliding Menu