China diz que Cazaquistão tem surto de vírus ‘mais mortal’ do que o Sars CoV-2

Categoria Mundo Publicado em

A embaixada da China no Cazaquistão disse nesta quinta-feira (9) que há uma pneumonia local, ainda com causa desconhecida, com uma mortalidade maior do que a do Sars CoV-2, vírus causador da Covid-19. Nesta sexta-feira (10), a ex-república soviética na Ásia negou as afirmações chinesas.

De acordo com a China, a doença ainda em investigação causou 1.772 mortes no primeiro semestre de 2020 – 628 delas em junho. Três regiões do Cazaquistão estão afetadas e entre as vítimas estariam cidadãos chineses.

“A taxa de mortalidade é muito maior que a da Covid-19”, disse a representação diplomática chinesa ao “Global Times”. O comunicado chinês citava inicialmente uma “pneumonia cazaque”, mas depois o termo foi substituído por “pneumonia não-Covid”.

Já o ministro cazaque da Saúde disse que as afirmações “da mídia chinesa não correspondem à realidade”, mas não usou uma referência direta ao comunicado oficial da embaixada.

O Cazaquistão mencionou pacientes registrados como afetados por pneumonia e não pelo novo coronavírus, apesar dos sintomas, já que os testes de Covid-19 foram negativos.

No total, o país registra até esta sexta-feira 57.747 casos e 264 mortes, mas, como seus vizinhos, é acusado por observadores e ONGs de minimizar a dimensão da pandemia.

G1

🎧 Rádio Araras FM 107,7 Ao Vivo

Você também pode ler:

Prefeitura promove coletiva de imprensa e apresenta novos secretários

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Governo, realizou na manhã desta sexta-feira (17) uma coletiva de

Ler mais...

Julho Amarelo: Saúde realiza testes rápidos de hepatites virais

Neste “Julho Amarelo”, mês de conscientização das hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando testes rápidos e gratuitos

Ler mais...

Prefeitura e BC2 Infraestrutura realizam novo mutirão de emprego

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e a BC2 Infraestrutura, realizam no próximo

Ler mais...

Mobile Sliding Menu