Kits de alimentos são entregues a alunos das escolas municipais

Categorias Educação em

A Prefeitura de Araras está entregando os kits de alimentos não perecíveis aos alunos da rede municipal de ensino. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, todos os alunos das escolas municipais têm direito ao benefício, durante o recesso escolar ocasionado pela pandemia da covid 19.

Os pais são comunicados pela direção da escola onde o filho está matriculado sobre a data para retirada dos alimentos nas unidades. Mais de 12 mil estudantes são beneficiados com os kits.

Para retirar os alimentos, é obrigatório apresentar documentos pessoais do aluno e também de quem foi buscá-lo. A entrega é feita obedecendo às condutas de higiene – como disponibilização de álcool em gel – e de distanciamento social para prevenir o contágio pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), causador da covid-19. As esquipes das escolas também usam mascaras e luvas descartáveis durante o procedimento.

O kit é composto por produtos básicos da alimentação escolar, selecionados pela equipe de nutricionistas da Central de Abastecimento. Nele, cada aluno recebe por mês 2 kg de arroz agulhinha tipo 1, 1 kg de feijão carioquinha tipo 1, 900 ml de óleo de soja refinado, 800 g de leite em pó integral instantâneo, 500 g de macarrão tipo espaguete, 1 kg de sal refinado, 2 sachês de 340 g de molho de tomate, 4 latas de 125 g de sardinha em óleo, 500 g de fubá mimoso, 400 g de achocolatado em pó, 400 g de biscoito doce, 200 g de biscoito salgado e 2 caixas de 35 g de gelatina em pó.

Além dos produtos não perecíveis, a Secretaria da Educação também fornece periodicamente às famílias dos alunos um kit de produtos perecíveis, por meio de parceria com produtores rurais de Araras.

A ação é mais uma medida do governo municipal para o enfretamento da covid-19 em Araras e também para garantir a alimentação adequada dos alunos durante o recesso. Em abril, a administração municipal adquiriu a primeira remessa de kits de forma emergencial, com dispensa de licitação, visando agilizar a entrega às famílias para complementar a alimentação dos alunos que estão em casa por conta da suspensão temporária das aulas.

O procedimento, realizado com amparo legal e acompanhamento da Procuradoria do Município e dos Conselhos Municipais de Educação e Alimentação Escolar, foi questionado por vereadores da comissão de assuntos relevantes da Câmara Municipal, criada para acompanhar investimentos durante a pandemia.

Diante disso, a Prefeitura abriu processo licitatório para adquirir os kits entregues nos meses seguintes. Realizada na modalidade registro de preços, a licitação obedeceu a prazos estabelecidos em legislação específica, o que interferiu na entrega de maio e de junho.

A Educação, no entanto, continuou atendendo emergencialmente alunos em situação de vulnerabilidade social, identificados na rede, até a conclusão do processo licitatório.

Mais informações sobre os kits podem ser obtidas diretamente na Secretaria de Educação pelo telefone 3543-8200.

Você pode ler também!

Prefeito Pedrinho Eliseu vira alvo de Fake News

O Prefeito de Araras Pedrinho Eliseu publicou em suas redes sociais, que foi alvo de uma fotomontagem "fake news".

Read More...

Clientes da Caixa poderão acessar serviços digitais do Governo Federal com a senha do banco

A plataforma é segura e respeita a privacidade e a proteção dos dados do cidadão  Os clientes da CAIXA já podem

Read More...

Em menos de dois meses, mortes por Covid registradas em 2021 no Amazonas já superam total de 2020

Neste ano, já foram registradas 5.288 mortes por Covid-19, mas parte delas ocorreu no ano passado e foi diagnosticada

Read More...

Mobile Sliding Menu