Novos leitos começam a receber pacientes com covid-19 a partir desta terça-feira

Categoria Saúde Publicado em

A parceria entre Prefeitura de Araras e Santa Casa de Misericórdia abriu mais 16 leitos equipados com respirador no Hospital São Luiz, que passam a receber pacientes com covid-19 já a partir da tarde desta terça-feira (21). Essa é a segunda ala montada no local com investimento da Prefeitura para ampliar o atendimento a pessoas que precisam de internação por conta da doença.

No mês passado, foram 10 leitos semi-intensivos com respirador; agora, são mais 16 – seis deles já serão usados inicialmente como UTI e os outros 10 também poderão se transformar em UTI, se houve necessidade. Todos são equipados com câmeras de vídeo para monitorar os pacientes, garantindo mais segurança à equipe que trabalha no setor e também às pessoas que estão internadas no local.

Com essa ampliação, a Santa Casa de Araras passa a disponibilizar 45 leitos para atender casos relacionados à covid-19: 11 UTI, 20 semi-intensivos equipados com respiradores e que também podem se transformar em leitos de UTI, se houver necessidade, e mais 14 de enfermaria – destinados a casos mais leves.

“Estamos trabalhando com muita seriedade e transparência no combate ao novo coronavírus em Araras. E essa parceria com a Santa Casa, que já abriu 26 novos leitos o Hospital São Luiz, reforça o atendimento aos pacientes mais graves, que precisam de internação por conta da covid-19. São investimentos feitos com responsabilidade e com recursos destinados ao enfrentamento do vírus, garantindo mais estrutura para atender a população”, explica o prefeito Junior Franco.

Ele visitou a nova ala na manhã desta terça-feira, quando o local ainda estava sem pacientes, acompanhado pelo vice-prefeito Carleto Denardi, pelo secretário municipal de Saúde, Itacil Zurita Filho, e pelo diretor técnico da Santa Casa, Helder Camargo Preto.

Esses recursos são apenas uma parte dos investimentos feitos no Hospital São Luiz pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março deste ano. De acordo com a pasta, mais de R$ 2,4 milhões foram repassados à Santa Casa nos últimos meses – incluindo também emendas parlamentares – para aquisição de equipamentos e insumos utilizados no atendimento a pessoas internadas com covid-19, além do custeio de mão de obra especializada para atuar nas novas alas covid.

“Ampliamos a parceria com a Santa Casa para aumentarmos a estrutura hospitalar voltada ao atendimento dos casos mais graves. Isso é importante para garantir toda a retaguarda necessária a pacientes com sintomas mais graves, mas não previne a disseminação do vírus. Apenas com a colaboração de todos poderemos evitar que mais pessoas se contaminem na cidade”, completou o secretário Itacil Zurita.

Araras recebeu, ao todo, 15 novos respiradores do Governo do Estado – cinco no mês passado e outros 10 nos últimos dias. Os aparelhos foram instalados junto aos leitos semi-intensivos do Hospital São Luiz para serem usados por pacientes com dificuldades respiratórias, que precisam ser intubados.

Aumento da testagem

Além do aumento dos leitos, a Prefeitura de Araras também está ampliando a testagem de pacientes com suspeita da doença. A aquisição dos exames está em processo de licitação, realizado na modalidade registro de preço. O pregão eletrônico, de acordo com o edital, acontece nesta sexta-feira (24).

A licitação prevê a “aquisição de serviços de testagem rápida com fornecimento de kits de testes rápidos (IgG/IgM), em prestação de serviço móvel, para diagnóstico da covid-19”.

Pelo documento, a Prefeitura poderá adquirir até 30 mil testes, que serão solicitados à empresa vencedora do processo licitatório conforme a necessidade. A formatação do processo licitatório foi discutida em conjunto por técnicos das Secretarias da Saúde e da Justiça, com acompanhamento também da Procuradoria do Município.

Pelo protocolo elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, os exames serão destinados a pacientes sintomáticos (com sintomas suspeitos da covid-19), que passam por atendimento nas tendas sentinelas e fazem parte de grupos prioritários – entre eles, profissionais da saúde e segurança, idosos, cardiopatas, obesos, renais crônicos, imunodeprimidos, pessoas com doenças respiratórias, diabéticos, hipertensos, gestantes, crianças menores de dois anos e puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias).

A única exceção de testagem de assintomáticos será para familiares de pacientes internados com covid-19 ou de familiares de pessoas que vieram a óbito em decorrência da doença. A previsão é que a testagem comece a ser realizada nos próximos dias. A avaliação de todos os casos será feita pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, responsável também pelo agendamento dos exames. A previsão é que a testagem em massa comece na semana que vem.

Você também pode ler:

Anuncie seu negócio no Portal Notícias de Araras e atraia mais clientes

Faça como diversos empresários de sucesso: divulgue sua empresa no Portal Notícias de Araras e venda mais! O Portal Notícias

Read More...

O Potencial Infinito da Energia Hidroelétrica: Renovável, Confiável e Sustentável

A energia hidroelétrica, gerada a partir da força das águas em movimento, representa uma das formas mais antigas e

Read More...

Combater o etarismo é uma tarefa de todos

      É um prazer ver a atriz Arlete Salles em cena. No papel das gêmeas Frida e Catarina, duas mulheres

Read More...

Mobile Sliding Menu