Prefeitura anuncia execução de obras em vários bairros indicadas pelo Orçamento Participativo

Categorias Prefeitura de Araras em

A Prefeitura de Araras apresentou nesta sexta-feira (17) as obras que serão executadas ainda este ano em várias regiões da cidade, após indicação dos representantes de bairros em reuniões do Orçamento Participativo de 2019.

A apresentação, que aconteceu na Casa da Memória, contou com o prefeito Junior Franco, o vice Carleto Denardi, apenas secretários envolvidos nas obras, os vereadores Marcelo de Oliveira e Deise Olímpio e um representante de cada região do OP. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento contou com público reduzido, que respeitou regras de distanciamento social e uso de máscara.

As obras que serão executadas foram avaliadas pela Coordenadoria do Orçamento Participativo, ligada à Secretaria Municipal de Planejamento. Após análise de viabilidade técnica e econômica, o comitê gestor do OP definiu as demandas incluídas na LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2020.

A Prefeitura disponibilizou R$ 1 milhão do orçamento de 2020 para a execução dessas obras, cumprindo a legislação do OP – a verba já estava prevista para essas ações desde o início do ano e, antes, portanto, da pandemia do novo coronavírus.

Algumas solicitações de representantes de bairros ainda estão passando por estudos técnicos enquanto outras demandas são de ação contínua, ou seja, já são executadas regularmente pela Prefeitura, como manutenção simples e limpeza de locais públicos.

Ao todo, as obras do OP serão realizadas em 15 bairros da cidade (veja relação abaixo). A maioria atende a pedidos de melhorias em praças públicas, como troca de alambrados, instalação de brinquedos, pinturas e academia ao ar livre. As maiores intervenções envolvem reformas dos Centros Comunitários dos bairros Bosque de Versalles e Residencial Milton Severino (Jardim Aeroporto).

A Prefeitura vai abrir licitação, na modalidade registro de preço, para a contratação da maioria dos serviços mais simples, como pintura, instalação de alambrado, instalação de brinquedos e academia ao ar livre. Já a reforma dos Centros Comunitários será realizada por meio de licitações específicas, que serão abertas para contratação de empresas responsáveis pelas obras.

O prefeito Junior Franco reforçou a importância destas demandas para o município. “Estas obras atendem a solicitações feitas por representantes dos bairros, que vão melhorar o dia a dia dos moradores destas regiões”, disse o prefeito.

Já o vice-prefeito Carleto Denardi falou sobre a participação da população nas decisões do OP. “O Orçamento Participativo é uma oportunidade de evolução em conjunto, pois, para que o resultado seja positivo para ambos os lados, os investimentos devem expressar a vontade da população”, comentou.

O secretário de Planejamento Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, Paulo Bertolini, explicou a importância do Orçamento Participativo. “Ele é um instrumento de grande importância para a democratização da administração pública, uma vez que permite a participação dos representantes dos bairros nas ações da gestão”, ressaltou o secretário.

Além das obras que serão executadas, já foram atendidas outras demandas do OP, como revitalização da Praça Jorge Assumpção (José Ometto 3), que envolveu pinturas, grades do vestiário, alambrados, reforma do anfiteatro e irrigação do campo, instalação de container e guarita na Praça José Celtron (Jardim Rosana).

Você pode ler também!

Dr. Agnaldo Piscopo anuncia em sua rede social que retorna a direção do Pronto Socorro da Santa Casa de Araras

Dr. Agnaldo Piscopo anunciou em sua rede social Instagram, que retorna a direção do Pronto Socorro da Santa Casa

Read More...

Pfizer diz que Brasil tem poucos dias para definir compra de vacina

Em entrevista à CNN, o diretor de vacinas da Pfizer Brasil, Alejandro Lizarraga, falou sobre a situação do imunizante

Read More...

Baby Shark leva diversão às famílias na Arena Drive-In do Limeira Shopping

O domingo dia 13 de dezembro será de muita diversão para as famílias de Limeira e região. Sensação entre

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu