Pró-Arara 6 anos: mais 13 araras reabilitadas foram soltas na cidade

Categorias Prefeitura de Araras em
- Updated

Araras voando pelo céu da cidade de mesmo nome. A cena colorida e encantadora voltou a ser frequentemente apreciada pelos ararenses. O barulho tão característico delas é facilmente reconhecido e ouvido em diversas regiões da cidade. Esse reencontro dos munícipes com as araras, no entanto, só foi possível por conta do trabalho desenvolvido pela equipe do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) Pró-Arara, que tem sede no Lago Municipal e completou seis anos de atividades nesta semana.

Para comemorar a data, tem mais aves soltas na cidade. Nesta terça-feira (28), araras deixaram os viveiros do centro de soltura, na zona rural, e ganharam os céus. “Hoje é mais um dia histórico para os ararenses e para o Cras Pró-Arara, são 13 araras-canindé que estão ganhando a liberdade ao mesmo tempo”, ressaltou Carlos Cerri Jr., secretário de Meio Ambiente e Agricultura.

Ele explica ainda que há todo um processo até que as araras sejam soltas. “Depois de serem reabilitadas na sede do Cras, as aves vêm para essa área de soltura para se readaptarem e só então voltam para a natureza”. “Lugar de onde nunca deveriam ter saído”, ressalta Rogério de Lima e Silva Caldas, presidente do IBPN (Instituto Brasileiro de Proteção da Natureza), parceiro da Prefeitura de Araras na área de soltura.

De fato, as aves que chegam até a sede do Cras Pró-Arara, no Lago Municipal, foram tiradas da natureza, privadas de liberdade. Araras, papagaios, maritacas e outras espécies são vítimas de tráfico de animais e maus-tratos. Geralmente apreendidas ou resgatadas pela Polícia Ambiental, por meio de operações e denúncias. Há também entregas voluntárias de pessoas que se arrependem de manter esses animais presos em casa. No Cras Pró-Arara, as aves são medicadas, alimentadas e reaprendem a voar. Além da reabilitação, são identificadas e cadastradas em um banco de dados estadual, para continuarem sendo monitoradas após serem soltas. Dos 645 municípios do Estado, apenas 11 possuem Cras.

Por segurança, a área de soltura não tem localização identificada. “São seis anos de parceria harmônica entre um produtor rural, o terceiro setor e a Prefeitura de Araras. É de muita felicidade saber que mais de 300 aves já foram soltas. Elas estão povoando fazendas do município e de cidades da região”, explicou o presidente do IBPN.

Nesta quinta-feira (30), mais aves reabilitadas serão soltas pela equipe do Cras.

 

Agenda Comemorativa

A semana de aniversário do Cras Pró-Arara começou na segunda-feira (27) com o lançamento do passeio virtual pelo Centro de Reabilitação de Aves Silvestres, produzido pela equipe da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação Social e Institucional). O vídeo está disponível nas redes sociais da Prefeitura (Facebook e Youtube) e mostra um pouco dos moradores e do trabalho realizado no local, já que as tradicionais visitas monitoradas estão suspensas neste momento por conta da pandemia do novo coronavírus.

A programação segue com ações ao longo da semana, como a soltura de mais araras e também a instalação das caixas-ninhos para estimular a reprodução das aves no meio urbano.

Ainda dentro das comemorações do 6º aniversário do Cras Pró-Arara, a Prefeitura quer batizar o espaço com o nome do engenheiro florestal Raul de Barros Winter, ex-diretor do DMA (Departamento de Meio Ambiente) de Araras e do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), falecido em maio deste ano.

Para isso, o Executivo Municipal apresentou proojeto de lei à Câmara para que o local passe a se chamar Centro de Reabilitação de Animais Silvestres /Pró-Arara – Raul de Barros Winter. O documento passará por análise e votação dos vereadores.

Em seis anos de trabalho, o Cras Pró-Arara já reabilitou mais de 1.500 animais.

 

Você pode ler também!

Auxílio emergencial: Caixa Econômica Federal abre neste sábado

A agência ararense da Caixa Econômica Federal irá abrir neste sábado (1°) das 8h às 12h, para resgate de

Read More...

Sistema alternativo de tratamento de esgoto entrou em operação nesta sexta-feira

Araras deixou oficialmente de despejar esgoto sem tratamento nos rios. O sistema alternativo implantado pela Prefeitura e pelo Saema

Read More...

CAIXA REPOSICIONA LINHAS DE FINANCIAMENTO PARA AQUISIÇÃO DE TERRENO E CONSTRUÇÃO INDIVIDUAL

Banco vem inovando em soluções para esse segmento, a exemplo dos financiamentos indexados em IPCA e Taxa Fixa A CAIXA,

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu