Pró-Arara 6 anos: mais 13 araras reabilitadas foram soltas na cidade

Categoria Prefeitura de Araras Publicado em
- Updated

Araras voando pelo céu da cidade de mesmo nome. A cena colorida e encantadora voltou a ser frequentemente apreciada pelos ararenses. O barulho tão característico delas é facilmente reconhecido e ouvido em diversas regiões da cidade. Esse reencontro dos munícipes com as araras, no entanto, só foi possível por conta do trabalho desenvolvido pela equipe do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) Pró-Arara, que tem sede no Lago Municipal e completou seis anos de atividades nesta semana.

Para comemorar a data, tem mais aves soltas na cidade. Nesta terça-feira (28), araras deixaram os viveiros do centro de soltura, na zona rural, e ganharam os céus. “Hoje é mais um dia histórico para os ararenses e para o Cras Pró-Arara, são 13 araras-canindé que estão ganhando a liberdade ao mesmo tempo”, ressaltou Carlos Cerri Jr., secretário de Meio Ambiente e Agricultura.

Ele explica ainda que há todo um processo até que as araras sejam soltas. “Depois de serem reabilitadas na sede do Cras, as aves vêm para essa área de soltura para se readaptarem e só então voltam para a natureza”. “Lugar de onde nunca deveriam ter saído”, ressalta Rogério de Lima e Silva Caldas, presidente do IBPN (Instituto Brasileiro de Proteção da Natureza), parceiro da Prefeitura de Araras na área de soltura.

De fato, as aves que chegam até a sede do Cras Pró-Arara, no Lago Municipal, foram tiradas da natureza, privadas de liberdade. Araras, papagaios, maritacas e outras espécies são vítimas de tráfico de animais e maus-tratos. Geralmente apreendidas ou resgatadas pela Polícia Ambiental, por meio de operações e denúncias. Há também entregas voluntárias de pessoas que se arrependem de manter esses animais presos em casa. No Cras Pró-Arara, as aves são medicadas, alimentadas e reaprendem a voar. Além da reabilitação, são identificadas e cadastradas em um banco de dados estadual, para continuarem sendo monitoradas após serem soltas. Dos 645 municípios do Estado, apenas 11 possuem Cras.

Por segurança, a área de soltura não tem localização identificada. “São seis anos de parceria harmônica entre um produtor rural, o terceiro setor e a Prefeitura de Araras. É de muita felicidade saber que mais de 300 aves já foram soltas. Elas estão povoando fazendas do município e de cidades da região”, explicou o presidente do IBPN.

Nesta quinta-feira (30), mais aves reabilitadas serão soltas pela equipe do Cras.

 

Agenda Comemorativa

A semana de aniversário do Cras Pró-Arara começou na segunda-feira (27) com o lançamento do passeio virtual pelo Centro de Reabilitação de Aves Silvestres, produzido pela equipe da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação Social e Institucional). O vídeo está disponível nas redes sociais da Prefeitura (Facebook e Youtube) e mostra um pouco dos moradores e do trabalho realizado no local, já que as tradicionais visitas monitoradas estão suspensas neste momento por conta da pandemia do novo coronavírus.

A programação segue com ações ao longo da semana, como a soltura de mais araras e também a instalação das caixas-ninhos para estimular a reprodução das aves no meio urbano.

Ainda dentro das comemorações do 6º aniversário do Cras Pró-Arara, a Prefeitura quer batizar o espaço com o nome do engenheiro florestal Raul de Barros Winter, ex-diretor do DMA (Departamento de Meio Ambiente) de Araras e do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), falecido em maio deste ano.

Para isso, o Executivo Municipal apresentou proojeto de lei à Câmara para que o local passe a se chamar Centro de Reabilitação de Animais Silvestres /Pró-Arara – Raul de Barros Winter. O documento passará por análise e votação dos vereadores.

Em seis anos de trabalho, o Cras Pró-Arara já reabilitou mais de 1.500 animais.

 

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu