Após reforma, Prefeitura inaugura Centro Pop e novas instalações do Creas nesta quinta-feira

Categoria Cidade Publicado em

A Prefeitura de Araras inaugura as novas instalações do Centro Pop Dr. Narciso Gomes (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) e também do Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) nesta quinta-feira (30), às 9h. Os dois espaços vão funcionar na Rua Visconde de Rio Branco, 675, Centro, no imóvel que abrigava o Centro Pop e passou por reforma e adequação para sediar os serviços especializados.

O evento terá restrição de público, cumprindo regras de isolamento social, por conta da pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19. “Estamos muito contentes em entregar esse espaço reformado para a população de Araras. O Centro Pop e o Creas são dois equipamentos muito importantes da Secretaria de Assistência Social e as novas instalações permitirão uma melhor abordagem da rede socioassistencial do município e um acolhimento mais completo aos assistidos”, informou a secretária Delcina Maria de Souza Teixeira.

A Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade ficou responsável pelas obras de readequação do prédio, que é alugado pela Prefeitura. O local recebeu diversos reparos, adequações de acessibilidade, pintura e a instalação de divisórias, para a formatação de um novo layout. Há salas para reunião, atendimento individual, coordenação e equipe técnica, além de sanitários para funcionários e para o público. O local para desenvolvimento de oficinas e grupos será compartilhado pelo Creas e pelo Centro Pop. Já as cozinhas são separadas, e os chuveiros e lavanderia, exclusivos para os moradores de rua que frequentam o local diariamente.

 

Centro Pop

O Centro Pop é a principal referência de assistência aos moradores de rua em Araras. Inaugurado em 2016, funciona com uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, profissionais da enfermagem, orientador social, entre outros. No local os moradores de rua são acolhidos para fazer a higiene pessoal e guardar seus pertences. A eles também são oferecidos café da manhã, roupas e cobertores.

O espaço para dormitórios, no entanto, deixou de existir. Para isso, a prefeitura tem parceria firmada com a Casa Betânia e com o IDE (Instituto de Difusão Espírita).

 

Creas

Já os assistidos pelo Creas, implantado no município em 2011, são indivíduos e famílias em situação de risco pessoal ou social por violação de direitos no âmbito da Assistência Social. Como violência física, psicológica e sexual, abuso e exploração, discriminação, negligência, abandono, entre outros.

O equipamento articula serviços com a Saúde, Educação, Habitação e Programas Sociais de acordo com a demanda de cada atendimento.

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu