Foi com a declaração acima que o diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, definiu nesta sexta-feira (17) a situação brasileira no combate à pandemia de Covid-19.
Ryan afirmou que, apesar da estabilização das novas infecções no Brasil, o país ainda está “no meio da batalha” e ainda não conseguiu diminuir o número de casos e mortes. O diretor alertou que é preciso virar o jogo e “definir as regras para o vírus”.
Segundo o diretor de emergências da OMS, a estabilização dos novos casos de coronavírus no Brasil – chamada de platô – pode ser uma oportunidade para o país controlar a pandemia. “Uma vez que os números estão estabilizados, esta é a oportunidade para o país reduzir os casos”, complementou Ryan.
Contudo, o platô no país ainda reflete um número de casos diários muito altos e, a estabilização das novas infecções por si só “não é uma garantia que os números irão diminuir”, segundo o diretor da OMS.
“Não vemos um aumento nos casos diários como vimos em abril e maio”, começou Ryan descrevendo a situação brasileira. Depois, “houve um grande aumento de casos entre junho e julho” até que o país alcançasse o platô atual.