Covid-19: familiares de pacientes internados e suspeitos que fazem parte de grupos de risco serão testados em Araras

Categorias Saúde em

A Prefeitura de Araras intensifica as ações voltadas ao combate do novo coronavírus (Sars-CoV-2), causador da covid-19, na cidade, com a ampliação da testagem de pacientes com suspeita da doença. O Município está adquirindo 30.000 testes.

Pelo protocolo elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, os exames serão destinados a pacientes sintomáticos (com sintomas suspeitos da covid-19), que passam por atendimento nas tendas sentinelas e fazem parte de grupos prioritários – entre eles, profissionais da saúde e segurança, idosos, cardiopatas, obesos, renais crônicos, imunodeprimidos, pessoas com doenças respiratórias, diabéticos, hipertensos, gestantes, crianças menores de dois anos e puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias).

A única exceção de testagem de assintomáticos será para familiares de pacientes internados com covid-19 ou de familiares de pessoas que vieram a óbito em decorrência da doença. A previsão é que a testagem comece a ser realizada nos próximos dias. A avaliação de todos os casos será feita pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, responsável também pelo agendamento dos exames.

A Prefeitura de Araras abre nesta sexta-feira (17) licitação – na modalidade registro de preço – para “aquisição de serviços de testagem rápida com fornecimento de kits de testes rápidos (IgG/IgM), em prestação de serviço móvel, para diagnóstico da covid-19”. O edital será publicado no Diário Oficial do Município.

Pelo documento, a Prefeitura poderá adquirir até 30 mil testes, que serão solicitados à empresa vencedora do processo licitatório conforme a necessidade. A administração municipal, inicialmente, tinha planejado adquirir 20 mil testes, mas a quantidade foi ampliada e a forma de oferta dos testes também.

A formatação do processo licitatório foi discutida em conjunto por técnicos das Secretarias da Saúde e da Justiça, com acompanhamento também da Procuradoria do Município.

“Estamos empenhados e trabalhando com responsabilidade no combate ao novo coronavírus em Araras. E precisamos da colaboração de toda a população nessa luta. Estamos ampliando a testagem e, com isso, também teremos o diagnóstico de mais casos. Peço, mais uma vez, que as pessoas fiquem em casa e não saiam sem necessidade. Não temos vacina contra o vírus ainda e, neste momento, medidas de isolamento social e higiene são fundamentais para evitar o contágio”, reforça o prefeito Junior Franco.

 

Como será feita a testagem

Pelo protocolo da Secretaria da Saúde, os pacientes passam pelas tendas sentinelas, montadas na área externa da Santa Casa e da UPA 24h, e recebem o primeiro atendimento médico. Casos que apresentam sintomas graves são encaminhados à Santa Casa – como já acontece desde o início do funcionamento das tendas. Já pessoas com sintomas leves são examinadas clinicamente no local pelo médico da tenda, recebem prescrição de medicamentos – de acordo com a avaliação do profissional – e são orientadas a cumprir isolamento domiciliar.

Todas as fichas de atendimentos das tendas sentinelas serão encaminhadas à equipe da Secretaria da Saúde, que vai avaliar os casos e agendar o teste para os pacientes que se enquadrarem nos grupos prioritários definidos pelo protocolo. Eles serão comunicados por telefone sobre o dia, horário e local onde farão o exame.

Caso tenha testado positivo, o paciente terá que assinar um termo de reponsabilidade se comprometendo a cumprir o isolamento domiciliar. Caso a recomendação seja desrespeitada, a Secretaria da Saúde pode entrar com ação judicial contra o paciente.

 

Novos leitos

Além do aumento da testagem, a Prefeitura também reforça a parceria com a Santa Casa para ampliar os leitos destinados a atender pacientes com covid-19. No mês passado, a administração municipal implantou 10 leitos semi-intensivos com respirador no Hospital São Luiz. Nos próximos dias, outros 16 leitos serão implantados por meio desse trabalho conjunto – serão seis de UTI e mais 10 semi-intensivos com respirador. Os leitos estão em fase final de implantação na Santa Casa.

Atualmente, Araras tem 49 leitos destinados exclusivamente a pacientes covid-19, somando os dois hospitais (Santa Casa e Unimed). São 15 de UTI, 10 semi-intensivos com respirador (que podem se transformar em UTI também, caso houver necessidade) e mais 24 de enfermaria. Com os novos leitos, implantados por meio de parceria entre a Prefeitura e a Santa Casa, serão 65 leitos (21 de UTI, 20 semi-intensivo com respirador e 24 de enfermaria).

Você pode ler também!

Clientes da Caixa poderão acessar serviços digitais do Governo Federal com a senha do banco

A plataforma é segura e respeita a privacidade e a proteção dos dados do cidadão  Os clientes da CAIXA já podem

Read More...

Em menos de dois meses, mortes por Covid registradas em 2021 no Amazonas já superam total de 2020

Neste ano, já foram registradas 5.288 mortes por Covid-19, mas parte delas ocorreu no ano passado e foi diagnosticada

Read More...

Brasil chega a 250 mil mortos com ritmo acelerado de óbitos por Covid-19; especialistas culpam falta de medidas de isolamento

País alcança a marca em meio à disseminação de novas variantes, escassez de sequenciamento genético, sem rastreamento de contatos

Read More...

Mobile Sliding Menu