Covid-19: familiares de pacientes internados e suspeitos que fazem parte de grupos de risco serão testados em Araras

Categorias Saúde em

A Prefeitura de Araras intensifica as ações voltadas ao combate do novo coronavírus (Sars-CoV-2), causador da covid-19, na cidade, com a ampliação da testagem de pacientes com suspeita da doença. O Município está adquirindo 30.000 testes.

Pelo protocolo elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, os exames serão destinados a pacientes sintomáticos (com sintomas suspeitos da covid-19), que passam por atendimento nas tendas sentinelas e fazem parte de grupos prioritários – entre eles, profissionais da saúde e segurança, idosos, cardiopatas, obesos, renais crônicos, imunodeprimidos, pessoas com doenças respiratórias, diabéticos, hipertensos, gestantes, crianças menores de dois anos e puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias).

A única exceção de testagem de assintomáticos será para familiares de pacientes internados com covid-19 ou de familiares de pessoas que vieram a óbito em decorrência da doença. A previsão é que a testagem comece a ser realizada nos próximos dias. A avaliação de todos os casos será feita pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, responsável também pelo agendamento dos exames.

A Prefeitura de Araras abre nesta sexta-feira (17) licitação – na modalidade registro de preço – para “aquisição de serviços de testagem rápida com fornecimento de kits de testes rápidos (IgG/IgM), em prestação de serviço móvel, para diagnóstico da covid-19”. O edital será publicado no Diário Oficial do Município.

Pelo documento, a Prefeitura poderá adquirir até 30 mil testes, que serão solicitados à empresa vencedora do processo licitatório conforme a necessidade. A administração municipal, inicialmente, tinha planejado adquirir 20 mil testes, mas a quantidade foi ampliada e a forma de oferta dos testes também.

A formatação do processo licitatório foi discutida em conjunto por técnicos das Secretarias da Saúde e da Justiça, com acompanhamento também da Procuradoria do Município.

“Estamos empenhados e trabalhando com responsabilidade no combate ao novo coronavírus em Araras. E precisamos da colaboração de toda a população nessa luta. Estamos ampliando a testagem e, com isso, também teremos o diagnóstico de mais casos. Peço, mais uma vez, que as pessoas fiquem em casa e não saiam sem necessidade. Não temos vacina contra o vírus ainda e, neste momento, medidas de isolamento social e higiene são fundamentais para evitar o contágio”, reforça o prefeito Junior Franco.

 

Como será feita a testagem

Pelo protocolo da Secretaria da Saúde, os pacientes passam pelas tendas sentinelas, montadas na área externa da Santa Casa e da UPA 24h, e recebem o primeiro atendimento médico. Casos que apresentam sintomas graves são encaminhados à Santa Casa – como já acontece desde o início do funcionamento das tendas. Já pessoas com sintomas leves são examinadas clinicamente no local pelo médico da tenda, recebem prescrição de medicamentos – de acordo com a avaliação do profissional – e são orientadas a cumprir isolamento domiciliar.

Todas as fichas de atendimentos das tendas sentinelas serão encaminhadas à equipe da Secretaria da Saúde, que vai avaliar os casos e agendar o teste para os pacientes que se enquadrarem nos grupos prioritários definidos pelo protocolo. Eles serão comunicados por telefone sobre o dia, horário e local onde farão o exame.

Caso tenha testado positivo, o paciente terá que assinar um termo de reponsabilidade se comprometendo a cumprir o isolamento domiciliar. Caso a recomendação seja desrespeitada, a Secretaria da Saúde pode entrar com ação judicial contra o paciente.

 

Novos leitos

Além do aumento da testagem, a Prefeitura também reforça a parceria com a Santa Casa para ampliar os leitos destinados a atender pacientes com covid-19. No mês passado, a administração municipal implantou 10 leitos semi-intensivos com respirador no Hospital São Luiz. Nos próximos dias, outros 16 leitos serão implantados por meio desse trabalho conjunto – serão seis de UTI e mais 10 semi-intensivos com respirador. Os leitos estão em fase final de implantação na Santa Casa.

Atualmente, Araras tem 49 leitos destinados exclusivamente a pacientes covid-19, somando os dois hospitais (Santa Casa e Unimed). São 15 de UTI, 10 semi-intensivos com respirador (que podem se transformar em UTI também, caso houver necessidade) e mais 24 de enfermaria. Com os novos leitos, implantados por meio de parceria entre a Prefeitura e a Santa Casa, serão 65 leitos (21 de UTI, 20 semi-intensivo com respirador e 24 de enfermaria).

Você pode ler também!

Fatec Araras realiza evento on-line sobre mercado de trabalho, elaboração de currículo e carreira em tempos de pandemia

A Fatec Araras Antonio Brambilla promove evento on-line e gratuito sobre mercado de trabalho e dicas sobre empreendedorismo, elaboração

Read More...

Corpo de Bombeiros alerta para aumento no número de queimadas em Araras

Um filhote de tamanduá-mirim foi resgatado por veterinários da Prefeitura, vítima das queimadas em Araras. O animal que pesa

Read More...

Covid-19: Secretaria da Saúde inicia agendamento de testes para pessoas sem sintomas que se cadastraram no último sábado

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde inicia o agendamento de testes para pessoas sem sintomas que se cadastraram

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu