Araras terá coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos

Categorias Prefeitura de Araras em

Araras terá coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos no próximo dia 27. A ação será na sede da Coplacana (Cooperativa dos Platadores de Cana do Estado de São Paulo), das 9h às 11h30 e das 13h às 15h. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, com instituições que utilizam os defensivos agrícolas.

“O objetivo é orientar e conscientizar agricultores sobre a correta destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos armazenadas nas propriedades rurais. A meta é realizar essa ação duas ou três vezes no ano para que todos os agricultores tenham a oportunidade de destinar suas embalagens corretamente”, explicou o secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Cerri Jr.

Além da coleta itinerante, a parceria consiste também na divulgação de cooperativas, associações, sindicatos rurais e agricultores. A sede da Coplacana fica na Avenida Angelo Franzini, 1.800.

 

De quem é a responsabilidade de destinar as embalagens?

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a destinação das embalagens é de responsabilidade compartilhada e segue o sistema de logística reversa.

“O agricultor, após fazer a tríplice lavagem e inutilizar as embalagens de agrotóxicos, pode armazená-las em sua propriedade por até um ano, mas tem o dever de devolver a embalagem no local indicado no momento da compra do agrotóxico. O problema é quando excedem esse prazo correndo risco de ter alguma contaminação ambiental ou de sua própria saúde”, acrescentou Cássio Henrique Pereira Nogueira, engenheiro agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.

Atualmente, além da legislação federal vigente sobre assunto, há uma nova instrução normativa onde é tratada a rastreabilidade, que obriga o produtor rural ter o controle dos insumos utilizados, inclusive a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3547-6704.

 

Você pode ler também!

Oito estados brasileiros impõem toque de recolher e DF decreta lockdown

Em São Paulo, o governador João Doria determinou um “toque de restrição”, que tem como objetivo evitar eventos e

Read More...

Adultos infectados com a variante identificada em Manaus têm 10 vezes mais vírus no corpo, aponta Fiocruz

Um estudo feito por pesquisadores da Fiocruz aponta que adultos infectados pela variante brasileira P.1 do coronavírus, identificada primeiro

Read More...

Ararense Natália Crippa pede ajuda dos internautas para participar do Reality “Mansão Cake Lover”

A ararense Natália Crippa pede ajuda dos internautas para participar do Reality "Mansão Cake Lover". Num vídeo publicado em suas

Read More...

Mobile Sliding Menu