Covid-19: testagem em massa começa nesta terça-feira

Categoria Saúde Publicado em

A Prefeitura de Araras intensifica a testagem de pacientes com suspeita de covid-19 a partir desta terça-feira (8). A ação visa atender a demanda por exames na cidade e também traçar o perfil epidemiológico da doença, o que servirá para avaliar o trabalho já realizado e direcionar novas ações para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).

A testagem será feita em uma carreta itinerante, contratada pela Prefeitura por meio de licitação. Inicialmente, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar 15 mil testes, o que representa mais de 10% da população total da cidade, mas o número pode ser ampliado conforme a necessidade da rede municipal.

Realizados a partir de uma amostra de sangue, eles são destinados a pacientes com sintomas suspeitos, que passaram pelas tendas sentinelas e foram triados pela equipe da Secretaria de Saúde. A carreta, portanto, não fará exame em pessoas que não passaram por esse processo de triagem. Familiares que moram na mesma residência e pessoas que tiveram contato próximo com quem testou positivo também vão realizar o exame.

Os exames avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, também se a pessoa está em fase de transmissão da doença ou não. Incialmente, eles serão realizados em frente ao Ginásio de Esporte, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, mas a carreta poderá ir para outras regiões da cidade, conforme a estratégia adotada pela Secretaria da Saúde.

A Prefeitura já vem realizando testes rápidos em pacientes com suspeita de covid-19, seguindo o protocolo elaborado pela pasta e de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. Pelo protocolo, os exames eram realizados por pacientes atendidos nas tendas sentinelas, quando identificado que eles integravam grupos prioritários – como profissionais da saúde e segurança, idosos, cardiopatas, obesos, renais crônicos, imunodeprimidos, pessoas com doenças respiratórias, diabéticos, hipertensos, gestantes, crianças menores de dois anos e puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias). Familiares de pacientes internados com covid-19 ou de pessoas que vieram a óbito em decorrência da doença também já vinham sendo testados.

 

Saiba quem pode e como fazer os exames:

 

1° passo: Atendimento nas tendas sentinelas (Santa Casa e Upa 24h)

Pessoas com sintomas suspeitos devem procurar atendimento no local. Profissionais da saúde vão orientar o paciente sobre a necessidade de isolamento, medicá-lo (conforme avaliação médica) e preencher uma ficha com dados do atendimento, que será encaminhada à Secretaria de Saúde para triagem. Casos com sintomas mais graves são encaminhados diretamente para atendimento no pronto-socorro.

 

2°passo: Triagem de pacientes

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde vão avaliar os casos atendidos nas tendas sentinelas e agendar o teste para os pacientes com suspeita da doença.

 

3° passo: Agendamento

A equipe da Secretaria da Saúde vai informar o paciente por telefone e/ou mensagem de whatsapp sobre a data e o horário em que está agendado o exame. É necessário confirmar a presença.

 

4° passo: Exame

No dia e hora marcados, o paciente deve comparecer à carreta itinerante de testes, que inicialmente estará na frente do Ginásio de Esporte, para fazer o exame de covid-19. O atendimento respeita regras de isolamento social e higiene para garantir a segurança dos profissionais e dos pacientes.

 

5° passo: Informação sobre resultado

A equipe da Secretaria da Saúde vai entrar em contato com o paciente por telefone e/ou mensagem de whatsapp para informar o resultado do exame.  Se o caso for positivo, o paciente receberá todas as orientações sobre saúde e terá que assinar um termo se comprometendo a seguir em isolamento social. Familiares que residem na mesma casa e pessoas que tiveram contato próximo com o paciente positivo também serão testados. Se o caso for negativo, o paciente está liberado para retomar suas atividades normais.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu