Covid-19: testagem em massa tem início para pacientes com sintomas suspeitos atendidos nas tendas sentinelas

Categoria Saúde Publicado em

A Prefeitura de Araras iniciou a testagem em massa de pacientes com suspeita de covid-19 nesta terça-feira (8). Os exames acontecem em uma carreta itinerante, contratada pela administração municipal por meio de licitação, que está inicialmente em frente ao Ginásio de Esporte e atende das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. A unidade poderá ir para outras regiões da cidade, conforme a estratégia adotada pela Secretaria da Saúde.

Os exames, nesta primeira etapa, são destinados a paciente que apresentam sintomas suspeitos da doença – como febre e dificuldades respiratórias – passaram por atendimento nas tendas sentinelas, localizadas na área externa da Santa Casa de Misericórdia e da UPA 24h, e foram triados pela equipe da Secretaria de Saúde. Eles serão comunicados por telefone e/ou whatsapp sobre o dia e horário do teste.

A Secretaria reforça que a carreta não faz exame em pessoas que não passaram por esse processo prévio de triagem – portanto, não adianta comparecer ao local sem agendamento.

Familiares que moram na mesma residência e pessoas que tiveram contato próximo com pacientes que testaram positivo também vão realizar o exame, mesmo se não apresentarem sintomas.

Nas etapas seguintes da testagem, a equipe da Secretaria da Saúde vai avaliar indicadores epidemiológicos para definir novas amostragens da população que serão testadas para análises estatísticas.

Realizados a partir de uma amostra de sangue, os testes avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, também se a pessoa está em fase de transmissão da doença ou não.

Com a ampliação da testagem, o número de confirmações da doença na cidade tende a aumentar também, o que não significa necessariamente piora nos índices e sim redução na subnotificação dos casos. A testagem em massa vai ser importante também para traçar estatísticas mais detalhadas e específicas sobre a evolução da doença na cidade.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar, a princípio, 15 mil testes, o que representa mais de 10% da população total da cidade. O número, no entanto, pode ser ampliado conforme a necessidade da rede municipal.

A ação visa atender a demanda por exames na cidade e também traçar o perfil epidemiológico da doença, o que servirá para avaliar o trabalho já realizado e direcionar novas ações para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).

 

Ação reforçada

A Prefeitura já vem realizando testes rápidos em pacientes com suspeita de covid-19, seguindo o protocolo elaborado pela pasta e de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. Pelo protocolo, os exames eram realizados por pacientes atendidos nas tendas sentinelas, quando identificado que eles integravam grupos prioritários – como profissionais da saúde e segurança, idosos, cardiopatas, obesos, renais crônicos, imunodeprimidos, pessoas com doenças respiratórias, diabéticos, hipertensos, gestantes, crianças menores de dois anos e puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias). Familiares de pacientes internados com covid-19 ou de pessoas que vieram a óbito em decorrência da doença também já vinham sendo testados.

 

Saiba quem pode e como fazer os exames:

 

1° passo: Atendimento nas tendas sentinelas (Santa Casa e Upa 24h)

Pessoas com sintomas suspeitos devem procurar atendimento no local. Profissionais da saúde vão orientar o paciente sobre a necessidade de isolamento, medicá-lo (conforme avaliação médica) e preencher uma ficha com dados do atendimento, que será encaminhada à Secretaria de Saúde para triagem. Casos com sintomas mais graves são encaminhados diretamente para atendimento no pronto-socorro.

 

2°passo: Triagem de pacientes

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde vão avaliar os casos atendidos nas tendas sentinelas e agendar o teste para os pacientes com suspeita da doença.

 

3° passo: Agendamento

A equipe da Secretaria da Saúde vai informar o paciente por telefone e/ou mensagem de whatsapp sobre a data e o horário em que está agendado o exame. É necessário confirmar a presença.

 

4° passo: Exame

No dia e hora marcados, o paciente deve comparecer à carreta itinerante de testes, que inicialmente estará na frente do Ginásio de Esporte, para fazer o exame de covid-19. O atendimento respeita regras de isolamento social e higiene para garantir a segurança dos profissionais e dos pacientes.

 

5° passo: Informação sobre resultado

A equipe da Secretaria da Saúde vai entrar em contato com o paciente por telefone e/ou mensagem de whatsapp para informar o resultado do exame.  Se o caso for positivo, o paciente receberá todas as orientações sobre saúde e terá que assinar um termo se comprometendo a seguir em isolamento social. Familiares que residem na mesma casa e pessoas que tiveram contato próximo com o paciente positivo também serão testados. Se o caso for negativo, o paciente está liberado para retomar suas atividades normais.

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu