Covid-19: Saúde disponibiliza mais 400 testes para pessoas sem sintomas neste sábado

Categoria Saúde Publicado em

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará mais 400 testes para pessoas sem sintomas suspeitos de covid-19 neste sábado (17), na carreta itinerante que volta para o Ginásio de Esportes Nelson Rüiegger, após atender demanda de outras regiões.

As senhas começam a ser distribuídas às 7h no local e os exames serão realizados das 8h às 16h do mesmo dia, seguindo horários agendados e informados nas próprias senhas, na carreta. Os interessados devem levar documento com foto, comprovante de endereço e o cartão SUS.

A ação faz parte da estratégia adotada pela administração municipal para avaliar a evolução da doença e também indicadores epidemiológicos na cidade.

A testagem em massa é destinada principalmente a pessoas que apresentam sintomas suspeitos, como febre e problemas respiratórios, e passam por atendimento médico na tenda sentinela da Santa Casa e na UPA 24h – familiares e pessoas que tiveram contato próximo com pessoas que testaram positivo também fazem o exame.

Mas a Secretaria da Saúde também programou ações específicas para testagem de assintomáticos, como a deste sábado e também a realizada no último fim de semana, que realizou 508 exames para esse público.

De acordo com a Secretaria, a carreta itinerante já realizou mais de 12 mil testes em Araras desde o último dia 8 de setembro, quando iniciou as atividades no município – deste total, mais de 2 mil foram feitos em ações voltadas a assintomáticos. O serviço foi contratado pela Prefeitura de Araras, por meio de licitação.

 

Como são os testes na carreta

Realizados a partir de uma amostra de sangue, os testes avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, também se a pessoa está em fase de transmissão da doença ou não.

Com a ampliação da testagem, o número de confirmações da doença na cidade tende a aumentar também, o que não significa necessariamente piora nos índices e sim redução na subnotificação dos casos. A testagem em massa vai ser importante também para traçar estatísticas mais detalhadas e específicas sobre a doença na cidade.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar, a princípio, 15 mil testes, o que representa mais de 10% da população total da cidade. O número, no entanto, pode ser ampliado conforme a necessidade da rede municipal.

A ação visa também traçar o perfil epidemiológico da doença, o que servirá para avaliar o trabalho já realizado e direcionar novas ações para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu