Covid-19: testes para assintomáticos continuam na carreta itinerante, em frente ao Ginásio de Esporte

Categoria Saúde Publicado em

A carreta itinerante contratada pela Prefeitura de Araras, por meio de licitação, para a realização de exames de covid-19 continua com a testagem de pessoas sem sintomas da doença durante esta semana, além dos pacientes com suspeita que já estão agendados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os assintomáticos devem procurar a equipe da Secretaria Municipal de Saúde que fica junto à carreta, em frente ao Ginásio de Esportes Nelson Rüegger. O serviço de testagem em massa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e os exames de assintomáticos são agendados conforme a demanda da carreta.

A ação faz parte da estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para mapear os casos e avaliar a evolução da doença na cidade. A carreta já passou também pelo Parque Ecológico Gilberto Rüegger Ometto e pela sede da Polícia Militar de Araras, na Vila Dona Rosa Zurita.

Até o momento, segundo informações da pasta, mais de 13 mil testes já foram feitos pela equipe da carreta, que iniciou os trabalhos na cidade há pouco mais de um mês. A Prefeitura, no entanto, já vinha testando também pacientes com suspeita de covid-19, seguindo o protocolo elaborado pela Secretaria da Saúde e de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, desde o início da pandemia, em março deste ano.

Os exames são destinados prioritariamente a paciente que apresentam sintomas suspeitos da doença – como febre e dificuldades respiratórias. Eles devem procurar a tenda sentinela localizada na área externa da Santa Casa de Misericórdia ou a UPA 24h para passarem por avaliação médica e terem o exame agendado, de acordo com a data de início dos sintomas. Os pacientes são comunicados por telefone e/ou whatsapp sobre o dia e horário do teste.

Familiares que moram na mesma residência e pessoas que tiveram contato próximo com pacientes que testaram positivo também realizam o exame, mesmo sem apresentarem sintomas.

Além disso, a Secretaria de Saúde também realiza ações específicas para testagem de quem não tem sintomas, como a que acontece ao longo desta semana. Ao todo, mais de 2 mil assintomáticos já fizeram o exame na carreta.

Como são os exames

Realizados a partir de uma amostra de sangue, os testes avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, também se a pessoa está em fase de transmissão da doença ou não.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar, a princípio, 15 mil testes, o que representa mais de 10% da população total da cidade. O número, no entanto, pode ser ampliado conforme a necessidade da rede municipal.

A ação visa atender a demanda por exames na cidade e também traçar o perfil epidemiológico da doença, o que servirá para avaliar o trabalho já realizado e direcionar novas ações para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Você também pode ler:

Semana do município terá inaugurações e eventos

Em comemoração pelos 153 anos de emancipação político-administrativa do município, a Prefeitura de Araras prepara uma programação com eventos

Ler mais...

Saúde orienta sobre nebulização contra a dengue

O Setor de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em todas

Ler mais...

IPTU 2024: primeira parcela vence a partir do dia 25 de março

Os carnês do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) 2024 começam a vencer no próximo dia

Ler mais...

Mobile Sliding Menu