Dois dias depois da forte chuva que causou estragos no Centro de São Carlos (SP), o cenário ainda é de reconstrução para os comerciantes.
Alguns lojistas voltaram às atividades, porém outros não sabem quando isso será possível. No local, ainda há muita sujeira e a Rua Episcopal está interditada.
A Prefeitura de São Carlos decretou estado de emergência neste sábado (28) após os estragos e prejuízos causados pela chuva.
O decreto acelera a liberação de recursos para obras urgentes de recuperação dos locais atingidos.
Destruição
O cenário de destruição ainda é visto no Centro dois dias depois da última enchente. Muita lama e sujeira em praticamente todas as lojas do centro comercial.
Foram 138 mm de chuva em menos de uma hora, segundo a defesa civil. A quantidade de água assustou até quem trabalha no Centro há mais de uma década.
Aos poucos, a comerciante Valeska Amaral vai retomando as atividades na loja de roupa dela. O comércio voltou a abrir depois do temporal. Ela contou que teve R$ 15 mil de prejuízo.
“As roupas que não foram afetadas a gente está vendendo pelo preço normal de venda. E as roupas que acabaram molhando, grande parte a gente lavou, está limpinho, não ficou mancha nenhuma, aí a gente fez menos da metade do preço do valor de venda”, disse.
A Rua Episcopal foi uma das mais atingidas pela chuva e continua fechada ao público. Os comerciantes da região dizem que ainda não sabem quando a situação vai voltar ao normal.
A Bruna Costa é dona de uma loja de roupas que foi aberto em abril, durante a pandemia. A Black Friday era um dos dias mais esperado do ano, mas foi totalmente perdido.