Mais de 900 crianças ainda não foram vacinadas contra a pólio em Araras

Categorias Saúde em

Muitos pais ainda não vacinaram seus filhos contra a poliomielite em Araras. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, 910 crianças menores de cinco anos ainda não foram imunizadas durante a campanha que começou no dia 5 de outubro e termina segunda-feira (30).

As doses são gratuitas e estão disponíveis nas seis salas de vacina da rede municipal de Saúde, que funcionam no CS2 Dr. João Geraldo Noronha (Belvedere), PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), UBS Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 2), UBS Dr. Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes), PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada) e PSF Ênio Vitalli (Jardim Piratininga). A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.

A cidade registra 83,91% de cobertura vacinal para pólio, o que representa 4.745 crianças imunizadas. Mas o número ainda está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde – que é de 95%, apesar dos esforços da Vigilância Epidemiológica.

Para incentivar a imunização das crianças, a equipe realizou diversas ações ao longo da campanha – entre elas, vacinação aos sábados e também em horários estendidos para atender pais que trabalham durante o dia e não conseguiam levar os filhos durante o funcionamento normal das salas, além de imunização em locais estratégicos da cidade.

“Pedimos que os pais tragam seus filhos para serem vacinados. As salas estão atendendo todas as exigências de distanciamento social e higiene por conta da pandemia do novo coronavírus. A vacinação é segura e fundamental para evitar doenças que podem trazer sérios problemas de saúde e até mesmo o óbito”, reforça Tavane Anselmo Malaguesse, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

 

Multivacinação e sarampo

Simultaneamente à campanha contra a pólio, acontecem também a multivacinação para acerto de doses em atraso na caderneta e a vacinação contra o sarampo. Todas as ações terminam no próximo dia 30.

A campanha de multivacinação abrange crianças de 4 ano até adolescentes de 14 anos, que estão com doses de diversas vacinas atrasadas. Já a vacina contra o sarampo está disponível para pessoas entre 30 e 49 anos, mesmo que já foram imunizadas anteriormente, e também para quem tem entre seis meses a 29 anos e ainda não tomou as duas doses.

As campanhas de vacinação são eficazes na erradicação de doenças e na eliminação do risco de reintrodução dessas enfermidades em nosso país. Para receber as doses, é necessário comparecer à sala de vacina com a carteirinha de vacinação e levar também o cartão do SUS, além de documentos pessoais como RG ou CPF.

Outras informações sobre as campanhas de vacinação podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522, ramais 219 e 226.

 

Onde funcionam as salas de vacinação da rede municipal:

 

– CS2 Dr. João Geraldo Noronha (Belvedere) – Telefone: 3543-1522

– PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes) – Telefone: 3544-5232

– UBS Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 2) – Telefone: 3541-1903

– UBS Dr. Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes) – Telefone: 3544-4974

– PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada) – Telefone: 3541-3563

– PSF Ênio Vitalli (Jardim Piratininga) – Telefone: 3544-4280

Você pode ler também!

Advogado ararense Douglas Veronez, morre carbonizado em grave acidente na Rodovia dos Bandeirantes em Cordeirópolis

O jovem advogado Douglas Veronez, de 28 anos, morador em Araras (SP), morreu na madrugada deste sábado (16), na

Read More...

Araras irá promover o “Dia V” de Multivacinação neste sábado

Neste a sábado (16), a Prefeitura de Araras, através da Secretaria Municipal da Saúde, realiza o “Dia V” de

Read More...

Prefeitura entrega kits alimentares para alunos da Rede Municipal

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza mais uma entrega, a 3ª este ano,

Read More...

Mobile Sliding Menu