UBS Ophélia Geraci Pesse já está funcionando no Jardim Alto da Colina

Categoria Saúde Publicado em

A UBS (Unidade Básica de Saúde) Ophélia Geraci Pesse, localizada no Jardim Alto da Colina (região norte), foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (21) e começou a funcionar logo em seguida. A Unidade está aberta de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h, e tem uma equipe fixa formada por 1 enfermeira, 2 técnicas de enfermagem e 1 auxiliar administrativa.

De início, um médico clínico geral fará consultas no local toda terça e quarta-feira, com horário marcado. Posteriormente, a unidade também terá consultas com ginecologista, vacinação e outros serviços da rede municipal de saúde. Além dos moradores do Jardim Alto da Colina, a UBS atenderá outros bairros próximos, como Pedras Preciosas, Esmeralda e Tarumã.

“Esse imóvel começou a ser construído há muitos anos, mas a obra estava parada e assumimos o compromisso de terminar e colocar para funcionar, apesar das dificuldades encontradas por conta da pandemia do novo coronavírus”, disse Carleto Denardi, prefeito em exercício, durante a inauguração.

A cerimônia também contou com a presença do prefeito licenciado Junior Franco, que salientou o fato de que “a atual administração continuará trabalhando até o dia 31 de dezembro e sem deixar nada para trás. Honrando e concluindo tudo o que se propôs a fazer”.

O secretário municipal de Saúde, Itacil Luiz Zurita Filho, também comemorou a conquista de mais uma unidade de saúde na região norte da cidade, que na semana passada também teve inaugurada a UBS Dr. Antonio Simões Pontes, no Residencial Milton Severino (Jardim Aeroporto). “Como eu disse naquela ocasião, estamos levando saúde aos quatro cantos da cidade e, agora sim, a zona norte está bem servida dos serviços básicos. Também é muito gratificante ao mesmo tempo homenagear pessoas que tanto contribuíram para a saúde de Araras, como é o caso da Dona Ophélia, que dá nome a essa UBS”, disse ele.

A denominação da UBS Ophélia Geraci Pesse surgiu de um Projeto de Lei de 2012, de autoria da ex-vereadora Magda Carbonero Celidório. “O projeto foi uma indicação do médico e também ex-vereador Nelson Salomé, que assim como Dona Ophélia fez nascer muitos ararenses. Ophélia dedicou sua vida a isso, era uma das parteiras da cidade, ajudou a dar à luz a mais de 6 mil crianças e até que sua saúde permitiu ainda fazia enxovais para os recém nascidos”, afirmou Magda em seu discurso.

Representando a família da homenageada na cerimônia de inauguração, estava a sobrinha-neta Lori Severino, que se disse emocionada e agradecida pelo reconhecimento.

 

Quem foi Dona Ophélia

Ophélia Geraci Pesse nasceu em Campinas em 13 de abril de 1913, filha de Vicente Geraci e Alzira Krambeck. Casou-se com Eugenio Pesse, com quem teve 5 filhos: Ary, Sérgio, Lúcia Helena, Nivaldo e Hélio.

Formou-se parteira diplomada pela Maternidade de Campinas, onde trabalhou antes de fixar residência em Araras. Moradora da Rua Tiradentes, no Centro, Dona Ophélia percorria a cidade toda socorrendo as grávidas numa época em que não existiam muitos médicos nem estrutura básica de saúde.

Carregava sempre consigo um livro de registros e a maleta com os instrumentos necessários para a hora do parto e ajudou a dar à luz mais de 6 mil crianças. O livro e a maleta forma doados ao hospital São Luiz e hoje estão na Casa da Memória de Araras.

Dona Ophélia adorava literatura e era frequentadora assídua da Biblioteca Municipal. Em 1990 recebeu o título de cidadã ararense por meio de um Projeto de Lei do então vereador e médico Dr. Nelson Salomé. Faleceu em Araras, em 2005, aos 92 anos.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu