Devido à pandemia da Covid-19, 27º Cortejo de Águas de Oxalá será realizado on-line

Categorias Eventos em

Devido à pandemia da Covid-19 (Sars-Cov-2), o tradicional evento em Araras, o 27º Cortejo Águas de Oxalá irá acontecer nos próximos dias 29, 30 e 31, em formato on-line e transmitido pela redes sociais (Facebook e Youtube) do organizador, a Comunidade Religiosa Ilê Axé de Yansã.

Com apoio da Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Cortejo tem o objetivo a valorização e preservação da cultura africana, além de intensificar lutas contra o racismo e a intolerância religiosa. Em 2017, o Cortejo passou a fazer parte do calendário Turístico do Estado de São Paulo por meio da Lei 16.562 – de 31/10/2017.

“Sabemos da importância desta ação e o que ela representa não apenas para a comunidade negra, mas também para a história de Araras. Esta é uma data que está inserida na agenda permanente da cultura ararense. Outro diferencial é que a edição 2021 tem o aporte financeiro da Lei Aldir Blanc, que destinou recursos a projetos de agentes culturais locais e contemplou a entidade”, comentou o secretário Municipal de Cultura, Fredo Júnior.

 

Tema da edição 2021

Neste ano, o tema do Cortejo será “Omin Ewé – Água e folhas, cura da terra!” – que traz uma reflexão sobre a importância da água e das folhas para a cura, “espiritual e física”.

De acordo com a temática, a água é à base de nutrição de todo planeta e as folhas (florestas), além de serem o pulmão do mundo, são compostas de ervas curativas utilizadas pela ciência e por todas as culturas humanas. Neste momento onde perdemos milhões de vidas do nosso planeta por conta de um vírus reverenciamos a “Omin” (água) e a “Ewé” (folhas), pois são à base de toda cura da nossa terra. Além da realização do tradicional Cortejo, será comemorado o 11º Tefokafumi – Tenda de Formação Kafu Milodê.

Outras informações sobre o 27º Cortejo Águas de Oxalá podem ser obtidas pelo telefone 3541-5763.

 

Programação – 27º Cortejo Águas de Oxalá*

Transmissão 1 – Omin Ewé – Água e folhas, cura da terra!

19h30 – Doné Oyassy, Tata Kejessy (Élvio Motta), Neuza Maria Pereira Lima e convidadas (os). Lids Ramos – apresentadora. 20h50 – Música – Lele D’Oxê.

 

Transmissão 2 – Pandemia, violência e racismo religioso

19h10 – DJ Jotape – Coletivo Pic-Favela

19h30 – Rafael Pinto, Roberto Oliveira – Lids Ramos – mediadora. 20h30 – DJ Jotape.

 

Transmissão 3 – SarÁfrica e apresentação do livro digital – Ebook: Águas de Oxalá

19h30 – Marciano Ventura, Keila Silva. Sarau SarÁfrica – Coletivo Mãe África e Ilê Axé de Yansã.

 

*Realização: Ilê Axé de Yansã – ACAFRO – Prefeitura de Araras/ Secretaria Municipal de Cultura

Parcerias – Ciclo Contínuo Editorial – Coletivo Pic-Favela – SarÁfrica – Coletivo Mãe África.

** Atividade realizada com recurso do Edital de Apoio à Produção Cultural de Araras 2020 – Lei n 14.017, de 29 de Junho de 2020 – Lei Aldir Blanc.

Você pode ler também!

Oito estados brasileiros impõem toque de recolher e DF decreta lockdown

Em São Paulo, o governador João Doria determinou um “toque de restrição”, que tem como objetivo evitar eventos e

Read More...

Adultos infectados com a variante identificada em Manaus têm 10 vezes mais vírus no corpo, aponta Fiocruz

Um estudo feito por pesquisadores da Fiocruz aponta que adultos infectados pela variante brasileira P.1 do coronavírus, identificada primeiro

Read More...

Ararense Natália Crippa pede ajuda dos internautas para participar do Reality “Mansão Cake Lover”

A ararense Natália Crippa pede ajuda dos internautas para participar do Reality "Mansão Cake Lover". Num vídeo publicado em suas

Read More...

Mobile Sliding Menu