PsicoCovid é lançado em Araras

Categorias Saúde em

Com o objetivo de amparar a saúde mental de profissionais que atuam na linha de frente no combate a Covid-19 (Sars-CoV-2), assim como pacientes e familiares, a Prefeitura de Araras em parceria com a Santa Casa de Misericórdia criou o PsicoCovid, ferramenta de acompanhamento psicológico.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do PsicoCovid, todos os envolvidos diretamente na pandemia do novo coronavírus irão receber “atenção a mais” de psicólogos e psiquiatras da Santa Casa.

“Sabemos, que em situações extremas como essa que estamos enfrentando, a nossa rotina é modificada de alguma maneira, podendo afetar a saúde do indivíduo como um todo. Crises circunstanciais nos despertam sentimentos intensos, confusão, tristeza, desesperança, desorganização, raiva, ansiedades e pânico”, ressaltou o secretário da Saúde, Agnaldo Piscopo.

Segundo a cartilha do PsicoCovid, em situações de calamidade pública, o próprio profissional está sendo afetado pelos seus efeitos. Assim, para além de oferecer seus préstimos com os pacientes, deve zelar pelo seu autocuidado. Caso não o faça, corre o risco de ter suas próprias emoções difíceis intensificadas, quando diante do sofrimento dos demais atingidos. Cuidar do cuidador é essencial para a garantia da qualidade da intervenção psicológica.

 

Como vai funcionar o PsicoCovid?

A Secretaria da Saúde informa que a metodologia do PsicoCovid será a seguinte:

Profissionais da Saúde – Atendimento psicológico no formato de escuta emergencial mediante demanda identificada por meio de questionários de rastreio, ou por demanda espontânea.

Pacientes/Familiares – Atendimentos de assistência e suporte psicológico à familiares e pacientes internados na área Covid-19 durante o período de internação, e também nos casos de óbito em decorrência da doença. O principal objetivo é amparar e viabilizar aos familiares informações sobre o paciente e oferecer suporte emocional.

Colaboradores – Equipe dos técnicos da Saúde Mental e equipe multidisciplinar e organizacional da Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de Araras.

Outras informações sobre o PsicoCovid podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.

Você pode ler também!

O que pode funcionar na fase vermelha? Veja

Veja o que pode funcionar na fase vermelha: - Escolas e universidades - Hospitais, clínicas, farmácias, dentistas e estabelecimentos de saúde

Read More...

Começa o recapeamento da Avenida Milton Severino

Com mais de R$ 2 milhões investidos, a Prefeitura de Araras irá iniciar o recapeamento da Avenida Milton Severino,

Read More...

Agentes da GCM de Araras visitam sede da GCM de São Manuel

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Araras visitou nesta semana a sede da GCM da cidade de São Manuel/SP.

Read More...

Mobile Sliding Menu