PsicoCovid é lançado em Araras

Categoria Saúde Publicado em

Com o objetivo de amparar a saúde mental de profissionais que atuam na linha de frente no combate a Covid-19 (Sars-CoV-2), assim como pacientes e familiares, a Prefeitura de Araras em parceria com a Santa Casa de Misericórdia criou o PsicoCovid, ferramenta de acompanhamento psicológico.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do PsicoCovid, todos os envolvidos diretamente na pandemia do novo coronavírus irão receber “atenção a mais” de psicólogos e psiquiatras da Santa Casa.

“Sabemos, que em situações extremas como essa que estamos enfrentando, a nossa rotina é modificada de alguma maneira, podendo afetar a saúde do indivíduo como um todo. Crises circunstanciais nos despertam sentimentos intensos, confusão, tristeza, desesperança, desorganização, raiva, ansiedades e pânico”, ressaltou o secretário da Saúde, Agnaldo Piscopo.

Segundo a cartilha do PsicoCovid, em situações de calamidade pública, o próprio profissional está sendo afetado pelos seus efeitos. Assim, para além de oferecer seus préstimos com os pacientes, deve zelar pelo seu autocuidado. Caso não o faça, corre o risco de ter suas próprias emoções difíceis intensificadas, quando diante do sofrimento dos demais atingidos. Cuidar do cuidador é essencial para a garantia da qualidade da intervenção psicológica.

 

Como vai funcionar o PsicoCovid?

A Secretaria da Saúde informa que a metodologia do PsicoCovid será a seguinte:

Profissionais da Saúde – Atendimento psicológico no formato de escuta emergencial mediante demanda identificada por meio de questionários de rastreio, ou por demanda espontânea.

Pacientes/Familiares – Atendimentos de assistência e suporte psicológico à familiares e pacientes internados na área Covid-19 durante o período de internação, e também nos casos de óbito em decorrência da doença. O principal objetivo é amparar e viabilizar aos familiares informações sobre o paciente e oferecer suporte emocional.

Colaboradores – Equipe dos técnicos da Saúde Mental e equipe multidisciplinar e organizacional da Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de Araras.

Outras informações sobre o PsicoCovid podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu