Com o objetivo de amparar a saúde mental de profissionais que atuam na linha de frente no combate a Covid-19 (Sars-CoV-2), assim como pacientes e familiares, a Prefeitura de Araras em parceria com a Santa Casa de Misericórdia criou o PsicoCovid, ferramenta de acompanhamento psicológico.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do PsicoCovid, todos os envolvidos diretamente na pandemia do novo coronavírus irão receber “atenção a mais” de psicólogos e psiquiatras da Santa Casa.
“Sabemos, que em situações extremas como essa que estamos enfrentando, a nossa rotina é modificada de alguma maneira, podendo afetar a saúde do indivíduo como um todo. Crises circunstanciais nos despertam sentimentos intensos, confusão, tristeza, desesperança, desorganização, raiva, ansiedades e pânico”, ressaltou o secretário da Saúde, Agnaldo Piscopo.
Segundo a cartilha do PsicoCovid, em situações de calamidade pública, o próprio profissional está sendo afetado pelos seus efeitos. Assim, para além de oferecer seus préstimos com os pacientes, deve zelar pelo seu autocuidado. Caso não o faça, corre o risco de ter suas próprias emoções difíceis intensificadas, quando diante do sofrimento dos demais atingidos. Cuidar do cuidador é essencial para a garantia da qualidade da intervenção psicológica.
Como vai funcionar o PsicoCovid?
A Secretaria da Saúde informa que a metodologia do PsicoCovid será a seguinte:
Profissionais da Saúde – Atendimento psicológico no formato de escuta emergencial mediante demanda identificada por meio de questionários de rastreio, ou por demanda espontânea.
Pacientes/Familiares – Atendimentos de assistência e suporte psicológico à familiares e pacientes internados na área Covid-19 durante o período de internação, e também nos casos de óbito em decorrência da doença. O principal objetivo é amparar e viabilizar aos familiares informações sobre o paciente e oferecer suporte emocional.
Colaboradores – Equipe dos técnicos da Saúde Mental e equipe multidisciplinar e organizacional da Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de Araras.
Outras informações sobre o PsicoCovid podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.