Araras reabilitadas no Cras Pró-Arara são destaques na região

Categoria Prefeitura de Araras Publicado em

Uma arara resgatada do tráfico de animais e reabilitada pelo Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) Pró-Arara – Raul de Barros Winter – em 2018 foi destaque da matéria do G1 e do Terra da Gente, após ser avistada com um filhote nascido na natureza.

A ave foi encontrada em Ipeúna pelo fotografo Tadeu Fischer, morador de Rio Claro, que enquanto observava os animais, conseguiu identificar que a mãe possuía uma anilha o que possibilitou sua identificação. O fotografo contatou o Cras e pode descobrir todo o histórico da ave avistada.

O biólogo Fernando Magnani, responsável pela área de soltura das aves reabilitadas pelo Cras, comentou ao portal G1: “Esse animal, depois de passar tudo o que passou (de ser retirado da natureza ainda filhote, separado dos pais, de viver em cativeiro por vários anos), soube voltar à natureza e entender exatamente o que fazer: procurar um parceiro, um local seguro para o ninho, ter um filhote e continuar os cuidados com ele”.

“No ano de 2020, o Cras reabilitou mais de 75 aves, entre araras, maritacas, papagaios e passeriformes, desses mais de 90% voltaram a natureza.”, comenta o biólogo do CRAS Pró-Arara, Fábio Luiz Cassiano.

Além da reabilitação das aves, dentro do Cras funciona o Centro de Educação Ambiental (CEA) Pró-Arara, que conta com espaço de exposição contendo ovos, penas, garras das diferentes espécies que passaram pelo local. Nesse espaço são recebidos alunos e visitantes que tem a possibilidade de conhecer o importante trabalho de proteção ambiental realizado e as aves da região.

“O trabalho do Cras é de grande relevância para a fauna e preservação das espécies que continuamente sofrem com a agressão humana. É muito gratificante verificar que todo o esforço para a reabilitação dos animais surte efeito e que a população consegue observar esses belos animais em seu habitat natural”, comenta Rodolfo Bergamin, Secretário de Meio Ambiente e Agricultura.

 

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu