Araras registra 80% de redução em óbitos pela Covid-19 em idosos com mais de 85 anos

Categoria Saúde Publicado em

O número de óbitos registrados em idosos com mais de 85 anos devido à Covid-19 (Sars-CoV-2), caiu 80% após a vacinação deste grupo etário em Araras. Além disso, também houve uma redução de 70% no número de internações nessa faixa etária.

Ao todo, 10.006 pessoas já foram vacinadas contra o novo coronavírus na cidade. Desse total, 1428 idosos com mais de 85 anos já foram imunizados com duas doses de vacina.

Desde o início da pandemia, 214 idosos com mais de 80 anos já testaram positivo para a doença, segundo boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica nesta quarta-feira. Apesar de englobar o número mais baixo de confirmações entre todos os grupos, essa faixa etária representava 26% dos óbitos pela doença no dia 22 de fevereiro, atrás somente do grupo correspondente às pessoas de 70 a 79 anos, que tem 473 casos confirmados até esta quarta-feira e representava 27% dos óbitos no dia 22 de fevereiro.

Para o secretário da Saúde de Araras, Agnaldo Piscopo, os números, apesar de serem preliminares, são animadores. “O recado mais importante é que a vacina é a esperança para sairmos desse problema tão grave que é a covid-19”, ressaltou.

Dando continuidade à campanha de vacinação contra a doença, nesta sexta-feira (19), serão vacinados com a 1ª dose os idosos 74+ (faixa etária a partir dos 74 anos de idade). Além deste público-alvo, os imunizantes serão aplicados nas pessoas com 73+, no dia 22 (segunda-feira), e 72+ no dia 23 (terça-feira). A vacinação acontece no Parque Ecológico, das 8h às 16h.

Assim como nas outras etapas da campanha, a logística da vacinação seguirá os seguintes sistemas: convencional (pedestre) e drive-thru (imunizações dentro dos veículos). A entrada para os pedestres será pela Avenida José Pavan. Já a do drive-thru, pela Avenida Dona Maria Della Coletta.

Agnaldo ressalta ainda que, mesmo após a vacinação, é necessário continuar seguindo todos os protocolos de saúde. “É importante lembrar que a vacina não tem 100% de eficácia, por isso, é necessário que as pessoas continuem usando máscara, álcool em gel e mantendo o isolamento social, mesmo após terem sido imunizadas. Apesar disso, com toda certeza, a imunização reduz

Você também pode ler:

Corrida 24 de Março arrecada 249 litros de leite para o Fuss

A edição 2025 da Corrida 24 de Março, em comemoração aos 154 anos de emancipação político-administrativa de Araras, aconteceu

Ler mais...

Acervo da Biblioteca Municipal recebe 160 novos livros

No mês de março, mais 160 novos livros foram adicionados ao acervo da Biblioteca Municipal Martinico Prado. Com obras

Ler mais...

Campanha de vacinação contra a influenza foi adiantada em Araras

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que campanha de vacinação contra a influenza

Ler mais...

Mobile Sliding Menu