Os preparativos para a exposição virtual em homenagem a cantora ararense Ana Eufrosina da Silva dos Santos, popularmente conhecida como Inhana, entraram na reta final nesta semana.
Organizadora do resgate histórico-cultural, a Secretaria Municipal de Cultura informa que as próximas etapas serão o fechamento do roteiro e a entrega da plataforma virtual, onde a exposição será inserida. A coleta de arquivos (fotos, documentos, depoimentos, entre outros) sobre a cantora ararense já foi finalizada.
“Mesmo com indicações pontuais presentes em nossa cidade, nunca foi idealizado uma homenagem tão significativa sobre a Inhana, como o governo Pedrinho e Anete está realizando. Nós, como Poder Público, estamos reparando uma dívida histórica e é uma honra poder fazer parte deste momento. Como disse algumas vezes, Inhana é a maior referencia artística de Araras”, comentou o secretário de Cultura, Fredo Júnior.
Exposição virtual será permanente
De acordo com a Secretaria de Cultura, a exposição virtual também será permanente, quando a pandemia da Covid-19 (Sars-CoV-2) terminar, com espaço garantido e exclusivo na Casa da Memória Pedro Pessotto Filho, para receber visitas.
“O ararense precisa conhecer a Inhana mais intimamente e saber de sua importância na música brasileira. Neste resgate histórico, o espírito colaborativo de todos os servidores, sociedade e artistas envolvidos na produção desta exposição tem sido fantástico. Além da artista, queremos mostrar a força da mulher, negra e ararense. Muito amor e emoção foram envolvidos neste projeto”, acrescentou Fredo.
Muitos dos materiais que irão compor a exposição virtual ararense fazem parte do acervo da Sala Cascatinha e Inhana, do Museu Histórico e Pedagógico D. João VI, de São José do Rio Preto/SP. “Agradeço muito ao Museu de Rio Preto por esse apoio, de coração”, finalizou o secretário.
Em 2021, Inhana completaria 98 anos, no dia 28 de março. Outras informações sobre a exposição podem ser obtidas pelo telefone 3541-5763.