Prefeitura retoma “Patrulha Maria da Penha” após solicitação de Ana Júlia

Categorias Câmara Municipal em

Proposta foi defendida pela vereadora Ana Júlia Casagrande (PSDB) durante sua campanha eleitoral

Uma das principais propostas de campanha da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSDB) foi o fortalecimento da “Patrulha Maria da Penha” em Araras, através da Guarda Civil Municipal. Nesta sexta-feira (26), a Prefeitura Municipal de Araras, através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil e da Guarda Municipal, anunciou a retomada do programa, com o intuito de criar um canal para as mulheres denunciarem casos e situações de violência doméstica.

A parlamentar solicitou a retomada da iniciativa por meio da indicação nº 373/2021, protocolada na Câmara Municipal de Araras, uma vez que o aumento no número de casos de feminicídios e violência contra a mulher é uma realidade não só em nosso país mas também na cidade, principalmente durante a pandemia da Covid-19.

De acordo com dados divulgados pela Polícia Civil, através da Delegacia de Defesa da Mulher de Araras (DDM) e do Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg), entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram realizadas 11 prisões em flagrante e lavrados mais de 280 boletins de ocorrência por violência doméstica contra mulheres.

A nova estrutura lançada pela Administração Municipal vai auxiliar na redução desses números. Além da viatura, já caracterizada, haverá a interligação e o acionamento por meio do aplicativo “Está Acontecendo”, que pode ser baixado no Google Play. A ferramenta possui quatro tipos de situação: “Ajuda”, “Ameaça”, “Assédio” e, por fim, o principal deles, que comunica diretamente a Patrulha Maria da Penha, sendo deslocada a viatura até o local.

“O atendimento não cessará após a realização do boletim de ocorrência e continuará com um acompanhamento da mulher e de seus dependentes, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social”, frisa a vereadora Ana Júlia.

Em pouco mais de dois meses de gestão, a Prefeitura dá um exemplo claro que batalhará conosco pelo combate à violência contra a mulher.

“Deixo aqui meu reconhecimento pelo empenho e força de vontade aos GCMs Valdirene e Cristóvão, que comandarão a viatura e o trabalho da Patrulha Maria da Penha, e à Administração Municipal pela agilidade em colocar o projeto em prática em tão pouco tempo, através do prefeito Pedrinho Eliseu, da nossa vice-prefeita Professora Anete e do secretário Fernando Chieregatto”, finaliza a parlamentar.

Você pode ler também!

Cras Pró-Arara devolveu 77 aves à natureza no primeiro semestre

O Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras Pró-Arara) recebeu 108 aves, no primeiro semestre de 2021. A maioria das

Read More...

Faculdade Municipal: inscrições do Vestibular seguem até o próximo dia 31

As inscrições para o Vestibular 2021 da FMA (Faculdade Municipal de Araras) – Uninter seguem até o próximo dia

Read More...

Comércio em geral funcionará em horário estendido dois sábados por mês

Em reunião sediada na Acia (Associação Comercial e Industrial de Araras), um grupo de comerciantes e o Sicomércio (Sin­di­cato do Co­mércio

Read More...

Mobile Sliding Menu