Vereadores lançam campanha sobre o autismo com o tema “Araras, Abril Azul”

Categoria Câmara Municipal Publicado em

Objetivo é promover durante todo este mês a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA

Numa parceria inédita, os vereadores Ana Júlia Casagrande (PSDB) e Dr. Márcio Ferreira Tonissi – Dr. Tonissi (Rede) estão lançando uma campanha voltada à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA. No dia 02 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, eles lançaram a hashtag “Araras, Abril Azul”, dando início aos trabalhos.

Durante a 9ª Sessão Ordinária, realizada na última segunda-feira (05/04), a vereadora Ana Júlia Casagrande fez uma apresentação explanando sobre o autismo, trazendo questões sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento ao longo da vida, além de mencionar as leis municipais e federais existentes.

Ainda durante a sessão, os demais vereadores fizeram apartes solidários à causa, e Dr. Tonissi complementou a exposição, mencionando a programação preparada para a campanha durante este mês.

O TEA é uma alteração no comportamento de origem genética e também de fatores ambientais. Estima-se que 1% da população mundial tenha o Transtorno do Espectro Autista, com prevalência no sexo masculino. Daí vem o destaque para a cor azul.

A campanha teve início na última sexta-feira (02/04), com o lançamento da hashtag #ArarasAbrilAzul pelos dois vereadores, com o objetivo de difundir conhecimento, quebrar mitos, combater toda e qualquer forma de preconceito, assim como a ignorância em torno do assunto.

A programação segue com a iluminação do átrio da Sede do Poder Legislativo de Araras, com a luz azul, assim como de outros monumentos como o obelisco. Também está sendo compilado um rol de leis relacionadas ao TEA, além de matérias jornalísticas com aprofundamentos sobre o tema e que serão divulgadas para que toda a população tenha acesso a informações seguras e úteis.

Haverá também posts explicativos diários com informações sobre o TEA, além de entrevistas com especialistas nos órgãos de comunicação da cidade. E um dos momentos mais esperados é a live com o José Pianista, autista que venceu obstáculos, dedicando-se com maestria à música, revelando-se um grande talento, além de ser uma grande inspiração para todos.

Para completar, está programado um workshop sobre a questão do autismo e de outras tantas no plano da saúde mental.

Os vereadores Ana Júlia e Dr. Tonissi empenharam-se nesta programação, visando lançar luz sobre o TEA. Ambos contam com propriedades, experiências e importantes razões para defender esta causa.

Ela, como fisioterapeuta do CEREN – São Leopoldo Mandic, atendendo vários pacientes com este transtorno; e ele, como médico ginecologista e obstetra, que já se deparou e se depara com esta realidade em seu trabalho, têm importantes razões para abraçar esta causa.

Como legisladores, empenham-se nestas e outras causas, procurando contribuir na construção de políticas públicas de alcance da população, atendendo a necessidades como as dos autistas, que exigem uma atenção especial em termos de atendimento nas áreas da Saúde e da Educação, assim como em vários outros segmentos da sociedade.

“Nós podemos trabalhar na construção de um mundo melhor numa sociedade mais justa e inclusiva. É nisto que acreditamos e sabemos que não estamos sós”, assinalam os vereadores.

Para participar é só enviar um direct para enviarmos a programação, esclarecer dúvidas e até gravar um vídeo com a hashtag #ArarasAbrilAzul, bem como encaminhar questionamentos ou mesmo sugestões por este canal.

Araras Abril Azul – Programação

01/04 – Iluminação dos monumentos;

01/04 – Post sobre a programação do Araras Abril Azul;

02/04 – Publicar o vídeo sobre o #ArarasAbrilAzul (Ana e Dr. Tonissi);

02/04 – Post institucional e lançamento da hashtag #ArarasAbrilAzul;

05/04 – Apresentação da vereadora Ana Júlia Casagrande sobre o autismo durante a Sessão Camarária;

06/04 – Entrevista na TV Opinião com os psicólogos do Ceren – São Leopoldo Mandic, Murilo Antonio Martinelli e Daniel Godoy Pinto;

13/04 – Convite para live do José Pianista;

16/04 – Live do José Pianista;

30/04 – Workshop sobre autismo.

Fotos-legenda: A vereadora e fisioterapeuta Ana Júlia Casagrande (PSDB) e o vereador e médico Dr. Márcio Ferreira Tonissi (Rede)

 

Vamos Juntos!

Assim, daremos voz e vez às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista – TEA que merecem todo o nosso carinho e têm muito a nos ensinar.

#ArarasAbrilAzul

#AnaJúliaCasagrande #Vereadora

#Dr.Tonissi #Vereador

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu