Vereadores lançam campanha sobre o autismo com o tema “Araras, Abril Azul”

Categorias Câmara Municipal em

Objetivo é promover durante todo este mês a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA

Numa parceria inédita, os vereadores Ana Júlia Casagrande (PSDB) e Dr. Márcio Ferreira Tonissi – Dr. Tonissi (Rede) estão lançando uma campanha voltada à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA. No dia 02 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, eles lançaram a hashtag “Araras, Abril Azul”, dando início aos trabalhos.

Durante a 9ª Sessão Ordinária, realizada na última segunda-feira (05/04), a vereadora Ana Júlia Casagrande fez uma apresentação explanando sobre o autismo, trazendo questões sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento ao longo da vida, além de mencionar as leis municipais e federais existentes.

Ainda durante a sessão, os demais vereadores fizeram apartes solidários à causa, e Dr. Tonissi complementou a exposição, mencionando a programação preparada para a campanha durante este mês.

O TEA é uma alteração no comportamento de origem genética e também de fatores ambientais. Estima-se que 1% da população mundial tenha o Transtorno do Espectro Autista, com prevalência no sexo masculino. Daí vem o destaque para a cor azul.

A campanha teve início na última sexta-feira (02/04), com o lançamento da hashtag #ArarasAbrilAzul pelos dois vereadores, com o objetivo de difundir conhecimento, quebrar mitos, combater toda e qualquer forma de preconceito, assim como a ignorância em torno do assunto.

A programação segue com a iluminação do átrio da Sede do Poder Legislativo de Araras, com a luz azul, assim como de outros monumentos como o obelisco. Também está sendo compilado um rol de leis relacionadas ao TEA, além de matérias jornalísticas com aprofundamentos sobre o tema e que serão divulgadas para que toda a população tenha acesso a informações seguras e úteis.

Haverá também posts explicativos diários com informações sobre o TEA, além de entrevistas com especialistas nos órgãos de comunicação da cidade. E um dos momentos mais esperados é a live com o José Pianista, autista que venceu obstáculos, dedicando-se com maestria à música, revelando-se um grande talento, além de ser uma grande inspiração para todos.

Para completar, está programado um workshop sobre a questão do autismo e de outras tantas no plano da saúde mental.

Os vereadores Ana Júlia e Dr. Tonissi empenharam-se nesta programação, visando lançar luz sobre o TEA. Ambos contam com propriedades, experiências e importantes razões para defender esta causa.

Ela, como fisioterapeuta do CEREN – São Leopoldo Mandic, atendendo vários pacientes com este transtorno; e ele, como médico ginecologista e obstetra, que já se deparou e se depara com esta realidade em seu trabalho, têm importantes razões para abraçar esta causa.

Como legisladores, empenham-se nestas e outras causas, procurando contribuir na construção de políticas públicas de alcance da população, atendendo a necessidades como as dos autistas, que exigem uma atenção especial em termos de atendimento nas áreas da Saúde e da Educação, assim como em vários outros segmentos da sociedade.

“Nós podemos trabalhar na construção de um mundo melhor numa sociedade mais justa e inclusiva. É nisto que acreditamos e sabemos que não estamos sós”, assinalam os vereadores.

Para participar é só enviar um direct para enviarmos a programação, esclarecer dúvidas e até gravar um vídeo com a hashtag #ArarasAbrilAzul, bem como encaminhar questionamentos ou mesmo sugestões por este canal.

Araras Abril Azul – Programação

01/04 – Iluminação dos monumentos;

01/04 – Post sobre a programação do Araras Abril Azul;

02/04 – Publicar o vídeo sobre o #ArarasAbrilAzul (Ana e Dr. Tonissi);

02/04 – Post institucional e lançamento da hashtag #ArarasAbrilAzul;

05/04 – Apresentação da vereadora Ana Júlia Casagrande sobre o autismo durante a Sessão Camarária;

06/04 – Entrevista na TV Opinião com os psicólogos do Ceren – São Leopoldo Mandic, Murilo Antonio Martinelli e Daniel Godoy Pinto;

13/04 – Convite para live do José Pianista;

16/04 – Live do José Pianista;

30/04 – Workshop sobre autismo.

Fotos-legenda: A vereadora e fisioterapeuta Ana Júlia Casagrande (PSDB) e o vereador e médico Dr. Márcio Ferreira Tonissi (Rede)

 

Vamos Juntos!

Assim, daremos voz e vez às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista – TEA que merecem todo o nosso carinho e têm muito a nos ensinar.

#ArarasAbrilAzul

#AnaJúliaCasagrande #Vereadora

#Dr.Tonissi #Vereador

Você pode ler também!

Confira a Previsão do Tempo para o feriado de Tiradentes (21/04)

Quarta-feira (21/04) a Sexta-feira (23/04) O Tempo se mantém com predomínio de sol e poucas nuvens no interior do estado

Read More...

PAT de Araras divulga diversas vagas de trabalho para o dia 20/04/2021

5703598 AUXILIAR DE ELETRICISTA DE AUTOS 5703778 AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 5702924 ESTAGIÁRIO 5703660 JARDINEIRO 5702897 MOTORISTA DE CAMINHÃO BASCULANTE 5703590 OPERADOR DE MÁQUINAS

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu volta de viagem à Capital com recursos garantidos para investimentos em Araras

O prefeito de Araras, Pedrinho Eliseu, participou nesta terça-feira (20), de reunião no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo,

Read More...

Mobile Sliding Menu