Falta de chuva já provoca efeitos

Categoria Prefeitura de Araras Publicado em

A falta de chuva tem levado as autoridades públicas a ficarem em alerta para a necessidade de manterem o uso racional da água, já que nos primeiros meses deste ano o cenário de crise hídrica com seca severa vem se apresentando.

Essa falta de chuva tem preocupado o presidente do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), Alexandre Castagna, que vem buscando alternativas para manter normal o abastecimento de água na cidade se a situação começar a se complicar.

“Os níveis de nossas represas estão bons, mas não podemos vacilar, por isso, estamos realizando a manutenção em nossas bombas no Rio Mogi Guaçu alterando a sua capacidade de vazão para quase que o dobro, assim preservamos a água nas represas durante esse período de estiagem.”, disse.

Além da manutenção nas bombas foi necessário também uma ampla limpeza no local do Rio Mogi Guaçu onde é feita a captação da água.

A orientação do Saema é para que a população contribua economizando e faça o uso racional da água, inclusive a autarquia estará lançando uma campanha em breve, pois a preocupação é muito grande pelo que está por vir com a chegada da estação seca.

 

Nível baixo

A falta de chuva neste ano já vem provocando efeitos, um exemplo é o principal reservatório que abastece a cidade de São Paulo que chegou a um nível muito baixo. A represa Atibainha, segunda principal represa do sistema Cantareira, localizada no município de Nazaré Paulista, está com cerca de um terço da capacidade e tem tido dificuldades em se recuperar depois da maior crise da sua história entre os anos 2014 e 2016.

Quando se trata do nível do conjunto de represas do Cantareira está bem acima da época da seca histórica, mas abaixo dos níveis pré-crise. A recomendação dos especialistas é para a população economizar água.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu