1º Clube do Livro de 2022 terá leitura de “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley

Categoria Educação Publicado em

A leitura do Clube do Livro do mês de janeiro será de “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley. O encontro será feito de forma remota no dia 22 (sábado), às 16h. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

A história trata-se de uma distopia, trabalhando com os temas de controle, liberdade, vigilância e ideais de perfeição em um futuro marcado por diferenças que são reguladas e impostas. Ano passado, houve a discussão de “1984”, de George Orwell, no Clube de Livro, o qual também é uma obra do gênero distópico. Na Biblioteca Municipal, é possível encontrar mais títulos de premissas semelhantes, como “A Parábola do Semeador” (Octavia Butler), “O conto da Aia” (Margaret Atwood) e Fahrenheit 451 (Ray Bradbury).

O Clube do Livro é uma iniciativa independente que conta com o apoio da Secretaria de Cultura, criada pelos leitores Isabella Spatti e Danton Favaretto

Resumo da Obra

Ano 634 d.F. (depois de Ford). O Estado científico totalitário zela por todos. Nascidos de proveta, os seres humanos (pré-condicionados) têm comportamentos (pré-estabelecidos) e ocupam lugares (pré-determinados) na sociedade: os alfa no topo da pirâmide, os ípsilons na base. A droga soma é universalmente distribuída em doses convenientes para os usuários. Família, monogamia, privacidade e pensamento criativo constituem crime. Os conceitos de “pai” e “mãe” são meramente históricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados são proibidos e considerados anormais. A promiscuidade é moralmente obrigatória e a higiene, um valor supremo. Não existe paixão nem religião. Mas Bernard Marx tem uma infelicidade doentia: ac alentando um desejo não natural por solidão, não vendo mais graça nos prazeres infinitos da promiscuidade compulsória, Bernard quer se libertar. Uma visita a um dos poucos remanescentes da Reserva Selvagem, onde a vida antiga, imperfeita, subsiste, pode ser um caminho para curá-lo. Extraordinariamente profético, “Admirável mundo novo” é um dos livros mais influentes do século 20.

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu