A Secretaria Municipal de Educação abriu nesta segunda-feira (14), o edital do processo seletivo para o Programa Tempo de Aprender do Ministério da Educação (MEC), destinado a profissionais que desejam atuar como Assistentes de Alfabetização Voluntária, conforme a Lei Federal nº 9.608/1998 nas escolas da rede municipal.
O objetivo do projeto é fortalecer a gestão pedagógica, apoiando as unidades escolares no desenvolvimento da alfabetização dos estudantes nos 1° e 2° anos do Ensino Fundamental, trazendo melhorias para a qualidade de ensino.
Podem participar do processo seletivo candidatos que possuam diploma/certificado de conclusão do curso superior de Pedagogia ou estar cursando, com a comprovação de que concluiu 2/3 da graduação. Serão atribuídas aos classificados tarefas como: planejamento das atividades pedagógicas juntamente com o professor alfabetizador, cumprimento da carga horária de acordo com as diretrizes e especificidades do Programa, acompanhamento do desempenho escolar dos alunos e outros tópicos que estão especificados na edição nº 1768 de 11 de fevereiro de 2022 no Diário Oficial Eletrônico do Município disponibilizado no link https://publicacoesmunicipais.com.br/eatos/araras
Inscrições:
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar nas Unidades Escolares de interesse do candidato, em envelope lacrado, os seguintes documentos:
– projeto de intenção de trabalho como Assistente de Alfabetização Voluntário
– cópia simples da carteira de identidade (frente e verso)
– comprovante de residência atualizado
– cópia do Comprovante de Situação Cadastral na Receita Federal (CPF)
– diploma (ou certificado de conclusão) expedido por Instituição de Ensino superior (IES) ou comprovante de matrícula e histórico escolar demonstrando que concluiu ⅔ da graduação, também expedido por IES quando se tratar de estudante com ensino superior incompleto.
Os requerentes podem se inscrever em mais de uma unidade escolar. O processo seletivo é gratuito e está sendo realizado nas escolas municipais no período de 14 a 18 de fevereiro de 2022. A análise dos projetos será feita entre 21 e 25 de fevereiro, pelas instituições e a assinatura do Termo de Adesão e Compromisso Voluntário está prevista para o dia 4 de março de 2022 nas Unidades Escolares.
Processo Seletivo:
A seleção será realizada em uma única etapa classificatória e eliminatória através da verificação do projeto e certificados, com pontuação máxima de 10 pontos. O inscrito deverá acompanhar a publicação do edital de Inscritos e a classificação final será efetuada no dia 3 de março, no Diário Oficial Eletrônico do Município.
Os candidatos classificados poderão iniciar o trabalho voluntário nas escolas em 7 de março de 2022, com duração de 8 meses.