Uma análise realizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (CEPE) da FHO | Fundação Hermínio Ometto, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), aponta que a microrregião de Araras (SP) apresentou aumento no número de contratações em janeiro de 2022 em relação ao mês de dezembro.
O Projeto Mercado de Trabalho, de responsabilidade da aluna Maria Laura Garcia, reúne os dados de mercado dos municípios de Limeira, Araras, Leme, Conchal, Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Iracemápolis e Santa Cruz da Conceição.
De acordo com o CAGED, em janeiro deste ano foram realizadas 984 contratações nas cidades que integram a microrregião de Araras. O aumento em comparação ao mês anterior pode ter sido causado pela retomada econômica e a diminuição das medidas restritivas com relação ao Covid–19, visto que os setores que mais tiveram contratações foram a indústria, com 854, e a construção, com 165. Em dezembro, ambos os setores apresentaram saldos menores: 870 desligamentos na indústria e 14 contratações no setor de construção.
Neste período, foram realizadas mais contratações de homens do que mulheres, sendo a faixa etária de maior destaque a de até 17 anos, o que aponta um aumento da busca por um menor aprendiz pelas empresas.
Entre os municípios que apresentaram os melhores saldos em janeiro estão Limeira, com 442 contratações, e Araras, com 326.
De acordo com a coordenadora do CEPE/FHO, Profª Beatriz Rezzieri Marchezini, “os dados apresentados na pesquisa podem representar uma possível retomada econômica para o país. Entretanto, ainda há muitas incertezas econômicas e políticas que não nos permitem afirmar que temos um cenário otimista. Há outros fatores que devem ser analisados em conjunto com as novas contratações”, comentou.