O terror gótico de “Frankenstein: ou O Prometeu Moderno”, da escritora britânica Mary Sheelley irá abrir a temporada 2022/20223 do Clube do Livro de Araras.
O bate-papo online acontece no próximo dia 30 (sábado), às 16h, pela plataforma Google Meet. As inscrições podem ser realizadas neste link.
Publicado em 1918 pela editora Lackington, Hughes, Harding, Mavor & Jones, o romance é considerado a 1ª obra de ficção científica da história.
“Frankenstein é uma obra que desperta a curiosidade das pessoas, a criatura criada pelo cientista Victor Frankenstein já integra o imaginário coletivo, seja pelos filmes, desenhos animados ou imagens que ficaram popularizadas ao longo dos últimos 200 anos. É um livro clássico que certamente surpreenderá aos leitores. Influenciando outros autores ao longo dos anos, o romance já foi adaptado várias vezes para o cinema, o teatro e TV, servindo de base para inúmeras releituras, além de ser foco de exposições e obras artísticas. Na Biblioteca contamos com as versões em inglês e português da obra, vale a pena conferir!”, destacou o bibliotecário municipal, Gustavo Grandini Bastos.
Resumo
Com inspirações do movimento romântico, “Frankenstein” relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório.
Sobre a Autora
Mary Shelley (1797-1851) nasceu em Londres, filha de Mary Wollstonecraft e William Godwin. Atuou como escritora e produziu romances, como “The Last Man” e “Falkner”, além de sua obra máxima (Magnum opus), “Frankenstein: ou O Prometeu Moderno”, escrito quando tinha 19 anos.
“Mary Shelley escreveu a história entre 1816 e 1817, e a obra foi primeiramente publicada em 1818, sem crédito para a autora na primeira edição. Atualmente costuma-se considerar a versão revisada da terceira edição do livro, publicada em 1831, como a definitiva. O romance obteve grande sucesso e gerou todo um novo gênero de horror, tendo grande influência na literatura e cultura popular ocidental”, completou Bastos.
Sobre o Clube
O Clube do Livro de Araras se iniciou em 2019 como uma iniciativa independente, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O projeto foi idealizado pelos ararenses Danton Favaretto e Isabella Spatti.
Temporada 2022/2023
2022
Abril – “Frankenstein” – Mary Shelley
Maio – “O retrato de Dorian Gray” – Oscar Wilde
Junho – “O sol é para todos” – Harper Lee
Julho – “A pérola” – John Steinbeck
Agosto – “Memórias Póstumas de Brás Cubas” – Machado de Assis
Setembro – “O Alquimista” – Paulo Coelho
Outubro – “A convidada” – Simone de Beauvoir
Novembro – “A hora dos ruminantes” – José J. Veiga
Dezembro – “A letra escarlate” – Nathaniel Hawthorne
2023
Janeiro – “A filha perdida” – Elena Ferrante
Fevereiro – “A jangada de pedra” – José Saramago
Março – “Amada” – Toni Morrison
Abril – “Floresta é o nome do mundo” – Ursula K.Le Guin
Maio – “O Pintassilgo” – Dona Tartt