Araras sediou a 3ª edição do curso CDC (Controle de Distúrbios Civis), realizado por guardas civis municipais (GCMs) de todo o Brasil. Foram 10 dias de treinamento, de 21 a 30 de novembro, que reuniu profissionais de 5 Estados: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Santa Catarina.
“O curso tem 200 horas de carga horária e são 10 matérias, para eles operarem na rua e também em grandes manifestações”, explicou o instrutor e coordenador do curso, Michael de Almeida. Entre as matérias estão Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático, aulas de direção defensiva e ofensiva, conduta de patrulha, para atendimentos em área de risco.
Além das matérias, foram feitas duas visitas técnicas no GIR (Grupo de Intervenção Rápida) da Polícia Penal e no 22º Batalhão Logístico do Exército, em Barueri. “Foi uma parceria entre Secretarias municipais para sediar o curso. Também tivemos instrutores da nossa GCM e oferecemos toda a estrutura, os equipamentos, o alojamento e a parte logística”, disse o comandante da GCM, Salathiel José Dias.
No total, foram 53 guardas inscritos para o curso, porém apenas 14 conseguiram concluir. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3543-1547.