A Cooperativa Araras Limpa, em convênio com a Prefeitura, realiza a coleta, separação e destinação correta de materiais recicláveis. “Hoje nós temos dois caminhões, com os dois motoristas fornecidos pela Administração, e contamos com 28 cooperados”, explica a presidente da organização, Deolinda Fonseca dos Santos.
Em média, cada cooperado recebe 700 reais por mês. O cenário poderia ser melhor, porém a quantidade de material vem diminuindo. Em janeiro, foram vendidos 39.532 kg e em outubro, 19.907 kg. “Um problema grande que temos é com os condomínios, que vendem o material para outras pessoas que se oferecem para comprar”, disse a presidente.
Outro ponto destacado por Deolinda é o de que nem todos os tipos de materiais são comprados e acabam virando resíduo nas ruas da cidade. “Aqui na Cooperativa nós reciclamos tudo, até isopor”, afirma. Porém, é preciso ressaltar que lixo orgânico, como resto de alimentos, e infecto-contagiantes, como agulhas e fraldas descartáveis, não são materiais recicláveis e devem ser descartados separadamente.
Para incentivar a coleta seletiva, a Cooperativa também recebe o material diretamente dos munícipes ou retira nos domicílios. Para isso, basta levar até a Estrada Municipal Luiz Segundo D’Alessandri, S/N, Conjunto Residencial Prefeito Professor Jair Della Colleta ou enviar uma mensagem pelo WhatsApp (19) 99497-0275.