O secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Rodolfo Bergamin, divulgou o balanço das ações realizadas pela pasta durante o ano. As campanhas relacionadas à causa animal, como castração e microchipagem, foram destaques em 2022. “Nós realizamos a microchipagem em duas regiões da cidade e temos a previsão de, já em janeiro, fazer na região Leste”, disse.
No total, foram 324 animais microchipados ao longo do ano. Já em relação às castrações, foram realizadas duas campanhas: uma em fevereiro e outra em setembro. Ao todo, foram 335 cães e gatos castrados gratuitamente. “Para o ano que vem, teremos a reforma do Canil Municipal, que está precisando muito”, afirmou Bergamin.
Já na área da Agricultura, a Secretaria realizou a recuperação e manutenção de estradas rurais, inclusive para o período mais chuvoso. Outro ponto de destaque foi o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) que distribuiu produtos de hortifrúti para famílias de baixa renda. “É uma verba Federal que vai diretamente para os agricultores familiares, então conseguimos ajudá-los e também entregar esse alimento para quem precisa”, disse o secretário.
A Secretaria também prevê, para 2023, a aprovação do Código de Arborização que já está em votação na Câmara Municipal.
Município VerdeAzul
Vale lembrar que, em agosto deste ano, Araras alcançou a melhor colocação da história no ranking ambiental do Programa Município VerdeAzul, obtendo a 87º posição no Estado. A nota de 77,14 desse ano representa um avanço de mais de 27 pontos em relação ao ciclo anterior, quando o município se encontrava em 166ª.