Julho chega com férias e programação especial no Polo Astronômico de Amparo-SP

Categoria Região Publicado em
- Updated

Novidade do período é a abertura do complexo para a visitação pública nas quatro sextas-feiras do mês para sessão única, das 20h15 às 22h15; aos sábados as sessões acontecem das 19h às 21h e das 21h15 às 23h15

Julho chega com programação especial de férias no Polo Astronômico instalado em Amparo, cidade do interior paulista a 59km de Campinas e a 128km de São Paulo. A estância faz parte da região turística conhecida como Circuito das Águas Paulista.
A principal novidade no período é a abertura do complexo para a visitação pública nas quatro sextas-feiras do mês para uma sessão única de duas horas de duração, das 20h15 às 22h15. Aos sábados, o Polo Astronômico mantém duas sessões públicas, das 19h às 21h e das 21h15 às 23h15.

Fãs da astronomia e quem é apaixonado pelos mistérios do universo terão a chance de vivenciar uma experiência exclusiva nas noites de inverno, considerado o melhor período para se observar o céu. Entre os destaques das sessões de julho estão a Lua, exclusivamente nos dias 1, 7, 8, 22, 28 e 29, além de aglomerados de estrelas e nebulosas.

MAIOR TESLECÓPIO DO BRASIL

É no Polo Astronômico de Amparo que está instalado o maior telescópio refletor em operação no Estado de São Paulo e no Brasil regularmente aberto ao público. O equipamento tem 650mm de abertura. Outros dois telescópios deste porte no país são exclusivamente voltados para pesquisas, sem que os visitantes possam utilizá-los para a observação do céu.

O telescópio tem como componente óptico principal um espelho parabólico com 650mm de diâmetro, capaz de coletar cerca de 14.000 vezes mais luz se comparado ao olho humano. O Polo Astronômico de Amparo tem uma estrutura única e diferenciada.

A programação especial das férias de julho também proporciona ao público a oportunidade de conhecer o moderno Planetário Digital montado em uma ampla sala de projeções com domo de oito metros. O local é usado para simulações de céu estrelado e projeções hemisféricas com alto grau de imersão.

E TEM MAIS

Além do telescópio de 650mm de abertura, o maior em operação no estado e no país, complexo conta com outros seis equipamentos, todos disponíveis durante as sessões públicas e às visitas escolares previamente agendadas.

São mais três telescópios refletores de 360mm, 340mm e 200mm de abertura, respectivamente, um refrator de 150mm e dois para a observação solar.

O Polo Astronômico, construído em 60 mil metros quadrados, às margens da Serra da Mantiqueira, foi inaugurado em setembro de 2015 em uma área privilegiada a cerca de 1.000 metros de altitude.

Graças a uma lei municipal, a região é considerada “sítio para observações astronômicas”, com legislação que regulamenta a instalação de iluminação artificial para evitar a proliferação de poluição luminosa que possa atrapalhar as atividades. Amparo é uma das poucas cidades do Brasil que conta com este tipo de lei.

COMO CHEGAR

O observatório está localizado a 15 minutos do perímetro urbano de Amparo, com acesso no km 29 da Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), que liga Amparo a Bragança Paulista, bairro do Sertãozinho.

Durante a semana são realizadas sessões especiais para grupos escolares e de outros segmentos previamente agendados. O complexo ainda conta com estacionamento e serviço de lanchonete. Informações sobre a programação especial para o período das férias de julho e valores do ingresso podem ser obtidas pelo site https://www.poloastronomicoamparo.com.br/

Polo Astronômico de Amparo
Endereço
 
– Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), Amparo-Bragança Paulista, Km 29, Bairro do Sertãozinho Amparo-SP
Informações – www.poloastrpnomicoamparo.com.br
Telefone – (19) 3326-8264
WhatsApp – (19) 99295-9586
FÉRIAS NO POLO

Sessões especiais – sextas-feiras

Dias: 07, 14, 21 e 28 de julho
Horário:
20h15 às 22h15

Aos sábados

Dias: 01, 08,15, 22 e 29 de julho
Horários:
19h às 21h e das 21h15 às 23h15

Pólo Astronômico:

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu