Em sua visita a Araras nesta semana, o presidente e CEO da DS Multimedia Kiota, Mr. Kim Yong Hyun, explicou o porquê da cidade receber a 1ª fabrica do grupo sul-coreano no continente americano. Segundo o empresário, pioneirismo e pessoas capacitadas foram os diferencias para a preferência.
“Estive no Brasil mais de 20 vezes e cheguei à conclusão que Araras é o local ideal para o nosso projeto. Nossa fábrica não será comum, será um espaço inteligente e de tecnologia. Com isso, a Kiota também vai cooperar e desenvolver muitos projetos, não apenas montar produtos”, salientou Mr. Kim.
O responsável também reforçou como será o projeto e os motivos da confiança que dará certo. “Sou coreano, mas minha história empresarial começou em Singapura, em 1997. Tenho muita experiência em parcerias e construções de fábricas ao redor do mundo. Analisando todos os aspectos, tenho certeza que a empresa aqui vai dar muito certo”, reforça.
Início das operações em 24 meses
De acordo com o cronograma estabelecido pelo Kiota, em conjunto com a Prefeitura, a previsão de início das operações da fábrica ararense é de 24 meses.
Atuante na fabricação de painéis solares, monitores de LED, lâmpadas de LED, produtos “energia verde”, câmara de hidroponia, LCD, OLED, iluminação profissional, painéis, sistemas de IA (Inteligência Artificial), internet das coisas, segurança, leitores de íris e de palmas, câmeras, baterias inteligentes, LED flexível, display, e-board, iluminação indoor e outdoor, a Kiota será instalada futuramente em um terreno de 25 mil m², localizado no Distrito Industral VI Tecnológico (entroncamento das rodovias Anhanguera – SP-330 e Wilson Finardi – SP-191 – início do trecho Araras/Rio Claro). O investimento por parte da empresa será de US$ 132 milhões (aproximadamente R$ 640 milhões na cotação atual).
Segundo o planejamento, a Kiota vai desenvolver duas frentes de trabalho na cidade: uma para produção e outra para distribuição de produtos. A DS Multimedia Kiota tem como parceiros profissionais empresas como LG, Sanyo, Toshiba, Panasonic, Mitsubishi, Samsung, BMW e Volkswagen.
CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DA KIOTA*
– 3 meses: Elaboração e aprovação do projeto da fábrica e equipamentos, requisitos de energia.
– 10 meses: Treinamento de engenheiros e pessoal-chave brasileiros na DSM Coreia e Cingapura. (1 a 3 meses)
– 13 meses: Inspeção do maquinário na Coreia, antes de enviar para o Brasil.
– 15 meses: O prédio da fábrica de Araras fica pronto
– 18 meses: Envio das máquinas para o Brasil e completar o desembaraço alfandegário.
– 20 meses: Instalação do maquinário na fábrica brasileira.
– 21 meses: Treinamento dos engenheiros brasileiros no Brasil.
– 24 meses: Início oficial das operações da fábrica.
*Prazos estabelecidos pela DS Multimedia Kiota em conjunto com a Prefeitura