Projeto Alunos Sem Fronteiras realiza mais de 3 mil atendimentos médicos e odontológicos no Oiapoque (AP)

Categoria Saúde Publicado em

Ação organizada por estudantes da Faculdade São Leopoldo Mandic de Araras levou saúde de qualidade a população do extremo norte do Brasil

Visando levar atendimento médico de qualidade para quem não possui acesso à saúde devido ao isolamento geográfico e social, a Faculdade São Leopoldo Mandic de Araras organizou o projeto Alunos sem fronteiras: Na estrada. Entre os dias 17 e 24 de junho, estudantes e professores realizaram atendimentos no município de Oiapoque, no Amapá.

Foi a segunda vez que a Instituição organizou a ação fora do estado. Durante oito dias, uma comitiva formada por 60 pessoas esteve no extremo Norte do Brasil oferecendo à comunidade serviços de saúde nas mais diversas especialidades: pediatria, ginecologia, clínica médica, oftalmologia, psiquiatria e odontologia.

No total, o projeto realizou 3.160 atendimentos diretos e 1.913 exames laboratoriais. Além disso, em parceria com a ONG Renovatio, foi feita a doação de 825 pares de óculos, cinco vezes mais do que era previsto.

“Foi um desafio e tanto porque Oiapoque é uma cidade distante 600 km da capital e tivemos que percorrer cerca de 200 km na estrada de terra, por isso o projeto levou o nome ‘Na estrada’, conta a Drª. Elizabeth Regina de Melo Cabral, coordenadora de projetos sociais da São Leopoldo Mandic.

“Oiapoque é um município aparentemente pequeno, mas com uma diversidade populacional gigante. Atendemos a população ribeirinha, indígena, quilombola, urbana e rural. A expedição foi excelente e tivemos muitos relatos positivos de pacientes que foram beneficiados”, acrescenta.

Um desses exemplos é da dona Rosânia, uma das pacientes atendidas. Na parceria com a Renovatio, ela fez exames e uma consulta com o médico oftalmologista que constatou 5.5 graus de presbiopia. Presenteada com um par de óculos, ela comemorou a conquista. “Quero enxergar melhor meus seis netos e aquelas letras pequenas que não vejo de jeito nenhum”, afirma Rosânia, que mora na divisa de Oiapoque com a Guiana Francesa.

O projeto Alunos sem fronteiras: Na estrada foi uma realização de três estudantes (Laís Palma, João Pedro Vedovelli Adachi Araújo e Fabiano Bortoloti Faria Júnior) da primeira turma de medicina da São Leopoldo Mandic de Araras.

Sobre a São Leopoldo Mandic
Considerada, há 14 anos consecutivos, uma das dez melhores instituições de ensino superior do País segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, em seu corpo docente, professores doutores com vasta produção científica formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração, clínicas odontológicas completas, cenários de prática em hospitais e Unidades Básicas de Saúde conveniados, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, bem como atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários. Dispõe de laboratórios de simulação realística, recursos modernos para diagnóstico e treinamento e HUB de Inovação, que estão a serviço dos cursos de graduação e pós-graduação. Conta também com projetos de extensão como o Barco da Saúde, que leva atendimento médico e odontológico às comunidades carentes. A Faculdade São Leopoldo Mandic possui outras oito unidades distribuídas pelo País, que oferecem cursos de pós-graduação e mais duas unidades de graduação em Medicina, nas cidades de Araras (SP) e Limeira (SP). Canais: slmandic.edu.brfacebook.com/saoleopoldomandicinstagram.com/saoleopoldomandic/.

Você também pode ler:

Inteligência Artificial Segue Avançando e Revolucionando Todos os Setores

A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser um conceito futurístico para se tornar uma realidade presente em praticamente todos

Ler mais...

11 artesãos do ComArt participaram do 26º Encontro de Autos Antigos

O ComArt (Conselho Municipal de Artesanato e Artes de Araras) esteve presente com 11 artesãos no 26º Encontro de

Ler mais...

Feira “Garimpo Urbano” tem público rotativo de 2 mil pessoas

A 1ª edição da Feira “Garimpo Urbano”, realizada pela Secretaria Municipal de Cutlura no último sábado (17), contou um

Ler mais...

Mobile Sliding Menu